segunda-feira, 27 de abril de 2015

Vocês ainda usam a reunião da coletividade para estudar? Estudar o que?

Vocês ainda usam a reunião da coletividade para estudar? Estudar o que?


Participante: não deveríamos estar estudando …



Calma, não tome esta posição ainda. A sua natureza humana tem a tendência de formar decisões rapidamente. Mais: ela tem tendência a formar decisões fundamentadas no seu individualismo. Quantas coisas já falei e quando acabo de falar você com uma palavra diferente da minha achando que estava dando um sinônimo. Isso é irreal, porque as palavras que a sua mente usa muda o sentido do que eu falei.



Preste atenção nisso, porque a sua mente usa isso justamente para lhe dar a pílula e você cai, porque acha que chegou a uma conclusão verídica.



Voltando: nas reuniões da comunidade, vocês estudam o que?



Que silêncio … Vocês estão com vergonha de falar o que estão estudando ou nem sabem o que é. Não se preocupem em falar, porque não existe certo nem errado. Por isso não vou criticar ninguém por estar fazendo isso ou aquilo. Podem falar.



Participante: acho que devemos estudar principalmente a vida de cada um, mas para isso achamos que devíamos pegar um livro para nos ajudar. Isso porque a vida de todos nós é muito complicada, cheia de sofrimentos de cada um. O que queremos com este estudo é que isso nos ajude de alguma forma a cada uma vencer a os seus sofrimentos. Apesar de lermos um livro, a ideia central é trazer o cotidiano de cada um, o sofrimento que vivemos. O que esperamos é que os participantes ajudem a cada um a entender a forma de vivenciar internamente que está acontecendo e como mudar isso para não sofrermos mais.



Juro, ainda não entendi direito o estudar que vocês me falaram, porque responderam que estão estudando um livro e agora estão falando em comentar a vida de cada uma. A sua resposta ficou confusa, mas mais importante que a confusão dela, é entender porque ela foi dita.

No momento em que perguntei, com uma determinada entonação, se estavam usando a reunião para estudar, a sua mente pensou assim: ‘opa, estamos erradas. Preciso fazer com que a resposta seja aceita por ele como certa’. Aí ela criou uma resposta confusa que tem a intenção de me enrolar transmitindo que seguem as orientações que já foram dadas.



Este foi o trabalho da sua mente quando eu falei. Por causa disso, ela deu uma floreada bonita na resposta, para maquiá-la com argumentos que eu aceitaria como certos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.