segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bem e mal

Participante: o senhor disse que não devemos agregar valores às coisas como bom ou ruim, mas como devo lidar com o meu caso por exemplo. Tenho um bom salário, trabalho pouco e em casa, uma boa casa, uma boa família. Enquanto isso, existem muitos que estão em situação muito diferente. Devo olhar isso tudo e ser grato a Deus ou simplesmente ignorar tais coisas?
Boa pergunta e eu vou adiantar a resposta, mas isso vai ser uma das coisas que vamos estudar.
Como é que você faz para não ter um bom salário? Para entendermos isso lhe faço outra pergunta: Como é que você sabe que o seu salário é bom? Porque o compara com quem ganha menos. Agora, o compare com quem ganha mais. Com certeza estará ganhando mal…
Sendo assim, como fazer para não ganhar nem mal nem bem? Não comparando o seu salário com o de ninguém.
Isso vale para todas as coisas. O bom e o mal só nascem da comparação, da forma como você olha a coisa. Na hora em que não comparar, não olhar para cima nem para baixo, mas apenas para frente, não vai ganhar bem ou mau.
Participante: não vou nem ganhar…
Vai sim; o dinheiro vai entrar no seu bolso.
A vida não é uma atividade física, mas mental. Ou seja, mesmo sabendo que ganha tal quantia, não deve achar que ganha bem ou mal.
A felicidade não está disponível para aqueles que ganham bem ou mal ou que nada ganham, mas para aqueles que sabem que ganham o justo. Quando você trabalha mentalmente com esta ideia, não está comparado o que tem com nada.
O justo não é bom nem mal, não é pouco nem muito: é justo. Para ser justo, não importa o valor; do seu salário. Se ganhar um real e achar justo, ele será isso. Se outro ganhar mil e viver com a mesma ideia, os dois ganharão o justo, não importando o valor.
Participante: é difícil um ser humano pensar assim…
Sim, é difícil o ser humano pensar assim, mas é fácil sonhar com um mundo espiritual lindo e maravilhoso, não? É fácil criar um mundo onde tudo será belo e maravilhoso para você, não?
Repare: vocês estão fugindo da única coisa que têm para viver, que é a própria vida. Estão vivendo o sonho de que quando morrerem tudo vai ser como quiserem…
Isso não é certo. A única coisa que têm para viver – e isso eu já disse muitas vezes – é o momento de agora. Agora estão vivos, estão vivendo um vida humana. Viva a sua vida humana e esqueça a espiritual.
Sim, é difícil para o ser humano viver assim, mas entenda que essa busca espiritual nada mais é do que uma fuga para não viver essa vida. Foge dela porque não quer viver a vida da forma que ela está e não consegue mudá-la. Por isso fica projetando um mundo espiritual onde será feliz. Só que você não entende que se sair para essa projeção, lá não tem felicidade: só tem prazer e dor como aqui.
Filhos, a busca de Deus é fuga. É fuga para aqueles que não sabem viver a vida. A busca de ir para o Reino do Céu é fuga daqueles que não conseguem viver essa vida. Entendam isso…
Isto é assim porque o Reino do Céu e o Deus que vocês vivem nada mais são do que uma projeção que vocês fazem e não a Realidade. Vocês que estão cansados de sofrer nessa vida projetam um sonho bom e pensam assim: eu vou viver para o reino espiritual. Mentira, só estão fugindo do agora; não estão querendo aproximar-se de Deus.
Eu quero chegar a tal ponto nessas nossas conversas que quero até que vocês duvidem inclusive se há vida depois da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.