segunda-feira, 13 de abril de 2015

A NECESSIDADE DE SE AUTO CONHECER PARA SER FELIZ

Em que posso ajudá-lo? O que você precisa que o levou a nos chamar aqui para ajudá-lo?
Participante: pai, de um tempo para cá minha vida mergulhou num abismo…
Em que sentido?
Participante: tudo tem dado errado. Qualquer coisa que eu tento fazer para trabalhar os caminhos se fecham…
O que você chama de fecharem-se os caminhos?
Participante: coisas que eu preciso fazer e que dependo dos outros, por exemplo. Eu faço minha parte, mas as pessoas não fazem a deles. Além disso, há momentos em que preciso fazer alguma coisa, mas na hora de realizar me vem pensamentos negativos e acabo não conseguindo fazer nada.
Resumindo, você está no fundo do poço. É isso?
Participante: sim…
Para começar a lhe orientar em como alcançar felicidade, peço que me fale um pouco de você mesmo.
Participante: o que o senhor quer saber especificamente?
O que lhe vier à cabeça neste momento…
Participante: chamo-me José, tenho 40 anos e sou gestor financeiro. Já fui muito inseguro. Continuo um pouco ainda, mas posso dizer que melhorei. Que mais eu falo? É difícil falar de nós mesmos…
Sim, é uma grande dificuldade, mas que precisa ser vencida… Vamos entender o porque disso…
Há um detalhe que os humanos dificilmente compreendem e você, se já conheceu nosso trabalho, deve ter me ouvido falar nele: não existe vida, mas sim encarnação. Sendo isso verdade, posso dizer que a personalidade humana que é vivenciada neste período é um instrumento da encarnação.
A partir do que acabei de falar, posso dizer que você vem à carne ligado a uma determinada personalidade com o objetivo de vencê-la. Deixe-me tentar lhe explicar esta questão mais detalhadamente e falar também das implicações desta consciência para se alcançar a felicidade…
O espírito quando desencarna – e o desencarne ao qual estou me referindo não se trata do que vocês conhecem como morte, mas o momento em que o ser universal recobra a sua consciência espiritual – reconhece as suas falhas durante a última vida carnal. Não falo em reconhecer erros porque isso não há, mas em reconhecer naquilo que ele falhou durante a encarnação.
A literatura espírita fala deste momento da existência do ser. Ela o descreve como o momento em que o espírito, ao voltar ao mundo espiritual, vê as histórias da encarnação que acabou de deixar e avalia como se comportou em cada um deles. É esse o momento que estou afirmando: aquele em que o ser universal, após recobrar a sua consciência espiritual, verifica as suas falhas, ou seja, reconhece aquilo que está lhe afastando da perfeição.
Sei que usei antes a expressão ser feliz e agora estou falando em alcançar a perfeição. Aparentemente as duas coisas podem não parecer sinônimas, mas se levarmos em conta o que está na resposta do Espírito da Verdade à questão 115 de O Livro dos Espíritos, nós veremos que são:
“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade”.
Depois deste momento, o espírito irá passar por um trabalho – que na literatura espírita é chamado de estudo, mas eu não chamarei assim porque estudo é algo humano – de observação de como aquelas falhas o leva a viver longe da perfeição.
Para poder entender melhor o que estou mostrar, vamos dar nome a algumas coisas. Ser vaidoso, por exemplo, afasta o espírito da sua perfeição, pois o ser, quando liberto da humanidade e de posse de sua consciência primária, não vive vaidade. Usando este exemplo que acabamos de dar, posso dizer que o espírito depois que sai da carne repassa acontecimentos da vida humana. Nesta revisão do que aconteceu durante a encarnação ele observa que usou a vaidade. No momento que faz esta observação, por estar de posse de sua consciência espiritual, descobre o quanto esta vaidade lhe afastou da perfeição, da felicidade.
Antes de continuarmos nossa conversa, vamos abrir um parêntese… Vamos ver um pouco mais sobre a questão da perfeição que estou falando.
O que é um espírito perfeito? Já falei que é aquele que vive a pura e eterna felicidade, mas há outra característica que devemos levar em consideração. O espírito puro é aquele que vive com Deus, em Deus, para Deus…
Falo isso sem levar em conta qualquer que seja a verdade que você tem sobre Deus. Não importa o que você acredite que seja Deus, o espírito perfeito é aquele que vive em Deus, com Deus e para Deus.
Voltando à questão do espírito que acabou sua encarnação, posso, então, dizer que ele reconhece nele tudo aquilo que não lhe deixa viver em Deus, com Deus e para Deus. Nesta observação que faz, por estar de posse de sua consciência espiritual, descobre como determinada atitude que teve durante a encarnação lhe afasta da convivência com o Senhor.
Este processo não é rápido, não é instantâneo, mas demora algum tempo. Ao final dele, ou seja, depois de algum tempo de observação dos acontecimentos da última encarnação, o espírito se conscientiza que ter vaidade, que é o exemplo que usamos, não lhe deixa chegar à perfeição. Quando isso acontece, se declara pronto para vencer esta barreira que existe entre ele e a convivência com Deus. Para isso pede uma nova encarnação onde possa, então, vencer esta forma de viver…
Na verdade, a encarnação não tem como finalidade aprender as barreiras que afastam o ser de Deus. Isso porque, no mundo espiritual, ao se conscientizar de que ter determinadas posturas o afasta do Senhor, ele já aprendeu. Agora, durante a vida humana, o que ele vai fazer é provar a si mesmo que realmente se conscientizou disso.
Portanto, o espírito depois deste período já sabe que determinada postura o afasta de Deus, já sabe que precisa vencê-la e neste momento retorna à carne para provar, a si mesmo, que aprendeu esta lição.
O processo da elevação espiritual ou da busca da vivência da felicidade é igual à escola humana… Durante os cursos que os humanos fazem, os alunos em sala de aula estudam diversos assuntos. Durante as aulas os professores fazem diversas perguntas para verificar se realmente os alunos compreenderam o assunto estudado. Mesmo que o professor fique satisfeito com o aproveitamento da turma, depois de determinados períodos de tempo eles precisam fazer uma prova de que realmente aprenderam o assunto.
Como o espírito que passou pelo processo de reconhecimento de suas falhas e reencarnou pode provar a si mesmo, não a Deus, porque Ele é Onisciente e por isso já sabe tudo, que aprendeu que a vaidade, que é o exemplo que estamos usando, o afasta do Pai? Sendo instigado a ser vaidoso, mas libertando-se da vaidade.
De tudo isso que falamos, então, posso depreender que o espírito vem à carne ligado a uma personalidade que possui vaidade humana, que é o reflexo exato do que ele era no momento do último desencarne e que já descobriu que não deve ser daquele jeito, para provar que venceu todas as características que estão presentes naquela personalidade…
Participante: só que quando ele encarna vem o véu do esquecimento…
Sim, vem o véu do esquecimento e ele não lembra que veio a esta vida para provar. Este processo se consiste no primeiro instrumento para que ele tenha a sua provação: se esquece de que é o espírito e acredita que é a personalidade à qual está ligado neste momento…
Qual o seu nome?
Participante: José…
Não. Este é o nome da personalidade à qual você, espírito, se ligou para poder provar a si mesmo que aprendeu o que lhe afasta da convivência com Deus.
O que acontece é que conforme você vai vivendo na carne se esquece de que é o espírito e se convence de que é o José, mas isso não é real. José é a personalidade que contem tudo aquilo que de posse da sua consciência espiritual você aprendeu que não serve para você porque o afasta de Deus.
Esta é a importância do conhecimento sobre si mesmo. Só tendo a consciência exata do que está presente na personalidade com a qual convive hoje você poderá saber aquilo que se convenceu que não deve ter, pois o afasta da convivência com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.