quarta-feira, 29 de abril de 2015

A fé raciocinada não é fé?

Participante: então, o que é chamado de fé raciocinada não é fé?
Fé raciocinada é impossível de existir. Digo isso porque, como nos ensina o Espírito da Verdade na pergunta que estamos usando para esta conversa, o espírito quando desligado da matéria possui outra forma de pensar.
Um pensamento é a expressão de uma crença. Você pensa que é homem ou mulher porque afirma conhecer qual é a forma física de um ou outro. Como, então, entregar-se a Deus com confiança através do raciocínio dentro dos valores espirituais se racionalmente só possui valores e anseios materiais?


Na verdade, a expressão fé raciocinada não faz parte dos ensinamentos dos espíritos, mas sim algo criado por Kardec. Ele criou esta expressão não para ensinar uma fé, mas para poder eliminar no espiritismo a ação dos dogmas da igreja católica. Com isso, no entanto, ele não quis eliminar os dogmas do espiritismo. Tanto isso é verdade que na pergunta 121 ele usa o termo: “em que se fundamenta o dogma da reencarnação”?


Se o termo dogma significa um ponto fundamental de uma doutrina que não pode ser discutido, Kardec não poderia pedir que ele não existisse nos conhecimentos espíritas. Os ensinamentos do Espírito da Verdade são dogmáticos, porque não estão aqui para serem discutidos por aqueles que dizem acreditar em O Livro dos Espíritos. Eles foram criados para serem acreditados ou não, mas não para serem discutidos, transformados ao sabor das paixões, posses e desejos de cada um.


Sendo assim, estes ensinamentos são para serem estudados, compreendidos e comparados com aquilo que vive o ser humanizado e assim agirem como instrumentos transformadores do que não pertence ao mundo dos espíritos. Isso se pode fazer, mas questioná-los ou tentar adaptá-los criando um sentido que premie o anseio humano é não ter fé.


Portanto, o termo fé raciocinada, ou seja, crença fundamentada nas verdades e desejos humanos não pode existir. Agora, fé com ensinamento raciocinado, ou seja, com raciocínio formado a partir da lógica espiritual, representa o aquilo que Kardec tinha em mente ao propor este tipo de fé.
Como disse, a sua intenção ao criar esta frase era eliminar os dogmas da igreja católica. Sendo estes fundamentados em ideias que não podiam ser conhecidas (porque Deus e Cristo são um, como pode uma mulher dar a luz sem ter tido relações sexuais, etc.) a vivência destes dogmas não levam o ser humanizado a agir em seu mundo mental tentando libertar-se dos anseios humanos e com isso acabam submetendo a doutrina à vontade da mente.


Conhecendo os ensinamentos e analisando o mundo mental do humano à luz deles se gera uma compreensão que é capaz de transformar a existência do ser de material em espiritual. Isso é o que Kardec procurava e propôs que seja feito e é, aliás, o que estamos fazendo.
Tudo isso fica bem claro em mais um ponto da pergunta 266 que vamos ler agora.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.