quinta-feira, 2 de abril de 2015

Emoções humanas x Egoísmo

Participante: visto que todas emoções humanas são fundamentadas no egoísmo, devemos renunciar a elas ou fazem parte do carma?
Para lhe responder, preciso definir o que é renunciar.
Será que renunciar é não ter? Não, você não pode deixar de ter estas emoções. O que pode fazer é compreender que elas são fundamentadas no egoísmo e que não podem ser de outro jeito. Por isso digo que o que pode fazer é tentar não ter emoções fundamentadas no egoísmo, mas se não conseguir, não se perturbe por causa disso…
Não dá para se trocar as verdades do ego. O que dá é para se libertar, ou seja, estar egoísta sem ser egoísta. Por exemplo: se o ego egoísta lhe diz que precisa desejar o que é do próximo, responda a ele: eu não vou desejar; se quiser, deseje você.

Participante: na verdade, quando você diz para o ego que ele que deseje, ainda é o ego falando. Como algumas pessoas não tiveram contato anterior com este ensinamento, eu lhe pergunto: está valendo ego dizer a ego que ele faça? Isso leva a algum lugar?
Se fizer, fez, se não fizer, não fez…
Leva a algum lugar? Se levar, leva; se não levar, não leva.
É isso que quero falar hoje: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Sabe, não adianta jogar o que eu falei para não fazer algo, quando não se vive com o que falei o tempo inteiro.
Na verdade vocês usam o que eu ensinei de vez em quando. Usam na hora que querem.

Participante: eu não uso, porque não posso mandar no ego… Quem usa é ele…
Sim, mas isso é uma verdade para você? Vive com isso o tempo inteiro, ou usa apenas quando lhe convém?

É isso que você precisa conscientizar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.