segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como viver com as emoções negativas?

Participante: precisava de uma confirmação disso nesse momento porque tenho vivido com muitas emoções negativas e como você mesmo me disse em outro momento, eu possuo uma missão neste mundo. Como, então posso viver com estas emoções?
Vocês, guiados pela mente, pouco entendem desse assunto. A mente fantasia a questão da missão, gerando para aquele que tem a informação de que é missionário a ideia de que ele precisa de um aura de pureza, de bondade para poder ser um. Isso é fantasia.

O missionário pode viver com muitas emoções negativas, se essa for a sua missão. Por isso, afirmo: se você está sentindo raiva agora, essa é a sua missão. Deixe-me explicar uma coisa.

Todos vocês possuem características diferentes: um é mais nervoso, outro mais calmo; um é mais emocional, o outro é mais razão. Cada um possui uma característica que não é sua, mas do personagem ou natureza humana, que é montada para a sua provação ou missão.

Então, você, a natureza humana, como missionário, pode não estar dentro do padrão gerado pela mente para quem ocupa esta função. Quando acha que isso é errado, está julgando o espírito pela natureza que vive durante a encarnação. Melhor: a natureza está julgando o espírito, você está aceitando e por conta desta aceitação está aceitando a frustração.

Participante: o senhor está dizendo que não podemos saber porque somos do jeito que somos?

Exatamente.

Algumas pessoas, por exemplo, ao longo dos nossos ensinamentos questionaram muito do que disse, sendo que, às vezes, essa cobrança foi feita de forma bem acirrada. Se essas pessoas fossem de outro jeito, vocês não teriam muitas informações, pois foi a partir destes questionamentos que pude explicar mais o assunto.
Essas pessoas não agiram por motivação individual, mas o que fizeram foi a ação da missão delas. O que cada um fez durante nossas conversas, foi a missão deles junto ao nosso trabalho.

É isso que vocês não entendem. Não existe um forma padrão de um missionário agir: a ação que ele executar é o que a sua missão exigia que ele fizesse. Isso vale, inclusive, para as emoções que a personalidade humana viver naquele momento.

As pessoas não podem ser diferentes. Mais: a forma como cada um é a cada momento é o que o momento precisa. Se aquela pessoa não fosse do jeito que foi, o momento teria ficado capenga, incompleto.
Participante: o problema é que você quer que a sua missão seja o que o outro precisa.
Não, o que você acha que deveria ser.

Participante: o ideal é que sua missão fosse de acordo com o seu sonho sobre ela.
Isso.

A partir disso que falamos, lhe digo: esqueça espírito, mundo espiritual, missão e concentre-se em você mesmo. Concentre-se em não aceitar o fruto da ação.
Sabe o que sua mente está fazendo agora? Procurando chifre em cabeça de burro, procurando motivo para que você aceite o sofrimento. Isso porque a sua natureza humana tem a tendência de ser sofredora.
Participante: é minha missão?

Faz parte da sua missão. É a sua missão, pois tendo essa tendência e vencendo-a poderá ajudar os outros a vencerem a deles.
‘Eu venci isso, posso lhe ajudar também a vencer essa tendência’: olhe a sua missão aí.
Então, veja – e não estou lhe criticando ao falar assim – se você não tiver esta tendência agora, não há mais nada a fazer a nesta vida. Com isso, não terá executado sua missão.

Sabe, vocês sonham que missionários nascem santos e puros. Isso é ilusão. Estude a vida dos santos, dos missionários e verá que em determinado momento há um despertar. Até isso acontecer ele sempre foi igual a qualquer ser humano.

Me digam: em que mundo foi criado Francisco de Assis? O que o pai dele era? Um comerciante rico. Francisco viajava comprando roupas e nessas viagens vivia o fausto e a vida mundana. Era um homem de negócios do seu tempo, até que despertou. Neste momento largou tudo e foi cumprir a sua missão. Portanto, não é real querer se comparar a sua natureza humana à sua evolução espiritual.

Sabe, mesmo o ator teatral que é, na vida privada, uma pessoa muito boa, de boa índole, calmo, se precisar para a sua carreira, fará um personagem sanguinário. Porque isso? Porque é a missão dele, é o papel que lhe foi dado para interpretar.

Participante: na nossa vida material temos várias missões em mesmo grau de importância ou temos sempre uma que é preponderante com relação às outras?
Se você souber qual é a missão preponderante da sua missão, quem lhe dirá? A razão, pois tudo que sabe neste mundo é dito por ela. A partir disso, lhe pergunto: se ela disser, será que é verdade? Não, é apenas um instrumento da provação.

Diante de tudo isso lhe pergunto: para que se preocupar com essas coisas?
Agora digamos que consiga uma informação de outra fonte dizendo que há uma preponderante, isso lhe fará abandonar as demais? Se pudesse abandonar, este abandono lhe levaria a falir na sua missão, porque algumas coisas não foram feitas.
Portanto, volto a perguntar: para que se preocupar com essas coisas?

Participante: mas, você já me disse que falta apenas um detalhe na minha missão …

Antes que continue e me pergunte qual é este detalhe, ouça o que falei antes. Acabei de dizer: não se preocupe com estas questões. Você continua se preocupando. Na verdade é sua natureza humana que está querendo saber, para poder gerar uma consciência de dúvida, apreensão, sobre como está vivendo a missão.

Não se preocupe em fazer nada: apenas viva a vida que tem. Não há nada a ser feito. Você não vai conseguir se mudar um milímetro. Por isso diga a si mesmo: ‘eu sou assim, não posso me mudar e o jeito que sou é a minha missão’. Além disso, concentre-se em não aceitar o fruto da ação que a sua mente vai lhe dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.