segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Qual é a primeira coisa que preciso fazer para me harmonizar com a minha vida

Qual é a primeira coisa que preciso fazer para me harmonizar com a minha vida, com aquilo que sinto, com as emoções que tenho?

Participante: Se harmonizar com a vida.

As emoções são a vida. 

O que você tem que fazer para se harmonizar com as suas emoções, ou seja, com a sua vida?

Participante: Aceitá-la como vier

Antes de aceitá-la como vem, é preciso saber como ela está. Como é que você vai se harmonizar com uma coisa que não sabe o que é?

Para poder harmonizar-se com a sua vida a primeira coisa que precisa saber é como ela está. Para saber isso, é preciso que você esteja no presente. Se não estiver no presente, no momento de agora, não vai conseguir se harmonizar com a sua vida.

Você quer se harmonizar com que vida: com a que já passou ou com a que ainda vai vir? Isso é impossível, pois elas não existem. Você só tem essa vida, esse momento, para viver.
Acontece que vocês só vivem com a cabeça no passado ou no futuro. Por isso não conseguem se harmonizar. Não sabem nem o que é preciso fazer para se harmonizar com a vida, pois nunca estão no presente, nunca estão no aqui agora.

O primeiro detalhe para conseguir ser feliz é estar no aqui agora, pois se não estiver, não vai saber se harmonizar com a sua vida, já que ela só existe no aqui agora.

Esse é o grande detalhe da felicidade. Só é feliz de verdade aquele que tem plena consciência do aqui e agora que está vivendo. Sem a plena consciência do que é a sua vida nesse momento, você não tem como se harmonizar. 

Por que estou falando isso? O que é se harmonizar com a sua vida? É estar de acordo com o aqui e agora. Se você não sabe o que está acontecendo no aqui e agora, como é que vai ficar de acordo com a sua vida?

Vocês querem ser felizes e o primeiro passo para isso é estar presente no aqui e agora. É estar completamente sintonizado com esse momento.
Agora pergunto: como se sintonizar com o aqui e agora?

Vou fazer mais um exemplo para ficar mais fácil a compreensão: imagine que você quer ouvir a rádio B, mas o aparelho está sintonizado na rádio A. Como fazer para sintonizar na rádio A? Como viver o aqui e agora?

Acabei de dizer: tendo plena consciência do aqui e agora, ou seja, tendo plena consciência de tudo o que está no aqui e agora. O que é que estar aqui e agora nesse momento para vocês?

Participante: Estou aqui sentado ouvindo a sua palestra e vendo o pessoal fazer as perguntas.
Perfeito. Esse é o seu aqui e agora. Mas, me responda: adianta se preocupar com alguma pessoa que não esteja aqui nesse momento? Claro que não, pois ela não faz parte do seu aqui e agora.

Veja. Você pode estar sentado aqui, mas a sua cabeça pode estar pensando em alguma pessoa. Se não cortar esse pensamento, não estará mais no aqui e agora. Com isso, não conseguirá se harmonizar com este momento e certamente viverá um prazer ou uma dor sem sentir: o corpo cansará, virá a vontade de falar com aquela pessoa.
Estando fora do aqui e agora dará margem para que a mente lhe imponha o sofrimento: 'isso não acaba? Tenho que sair daqui, tenho que ir embora, pois preciso falar com aquela pessoa'.

Toda essa elucubração mental só foi possível porque quando veio a ideia de que tinha que falar agora com alguém, você não disse para si mesmo: 'não, eu não posso falar com ninguém agora porque estou sentado aqui ouvindo a palestra e vendo o computador'.
Harmonizar-se com o momento de agora é isso: é estar no aqui e agora constatando todas as coisas que estão aqui, não indo para outro lugar e nem se perguntando porque, como, quando, onde ou no que vai dar esse momento. 

Estando aqui perguntando por que está aqui, não está centrado no momento de agora: está ligado no passado, ou seja, se perguntando porque veio para cá. Estando aqui perguntando como chegou aqui, não está centrado no presente.

Para ser feliz, portanto, é preciso se harmonizar com o momento de agora. Porém, repare que ainda não disse como se harmonizar. Falei apenas que para se harmonizar com o momento de agora a primeira coisa que precisa fazer é ter plena consciência do que está acontecendo na sua vida no aqui e agora, ou seja, é preciso que esteja aqui de corpo, alma, espírito, de tudo.

Não adianta estar aqui pensando em outra coisa; não adianta estar aqui sonhando em estar em outro lugar; não adianta estar aqui discutindo por que veio. Isso não vai lhe levar a lugar algum, pois vai fugir da vida que tem, pois a que você tem nesse momento é estar aqui e não discutir o porquê de estar aqui.

Daqui a um segundo, levantando-se, a sua vida será sair daqui. Então, saia. Mas, quando sair, não deixe a mente aqui. Nem pense mais no que está acontecendo aqui.
Portanto, a primeira providência para ser feliz é essa: estar harmonizado com o momento de agora. Para que consiga essa harmonia é preciso que tenha plena consciência desse momento. Sem ter plena consciência não há como se harmonizar como o momento de agora.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.