segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Profissão boa para os filhos

Para mostrar que o que sente pelo seu filho não é amor, vou lhe fazer outra pergunta: na cidade que você mora tem gente que limpa rua, que recolhe o lixo que as pessoas geram em suas residências? 

Participante: sim...

Diga-me uma coisa: se essas pessoas deixassem de trabalhar, como é que você viveria? A sua vida seria confortável ou muito ruim? 

Participante: muito ruim...

Pelas suas respostas devo presumir que a profissão de lixeiro é de suma importância para você e toda comunidade da sua cidade, não?

Participante: sim..

Então, a profissão de lixeiro é boa, não? Você acabou de dizer que é porque senão você viveria mal sem a existência desta função. 

Mas para os filhos dos outros, não? Os seus tem que ser advogados, médicos, etc. 


Se o seu filho dissesse que gostaria de ser lixeiro, ou seja, exercer uma profissão que é boa para as pessoas, você deixaria?


Participante: não, o orientaria para buscar outra profissão.

Isso é amor? Não deixar alguém fazer o que gosta e que lhe faz feliz é prova de amor?
Participante: mas eu desejo o melhor para o meu filho. Quero que ele tenha uma profissão onde possa ter um carro, uma casa, uma família. Mas, esta ideia está em mim e pode não estar nele. Apesar dele se inclinar para uma profissão que não lhe trará uma renda digna no futuro, se para ele fosse melhor outra coisa eu o orientaria a não seguir a sua intuição porque na situação que vivemos hoje pé preciso que as pessoas tenham condições para viver.

O que estou perguntando é se você ficaria feliz se o seu filho, por exemplo, lhe dissesse que não quer mais estudar. 

Participante: no primeiro momento eu não ficaria.

Viu como o seu amor não é tão amoroso assim? Você sofreria se ele não seguisse os seus conselhos, mesmo que isso causasse desgosto a ele o resto da vida. 

Isso não é amor, é posse. Quem condiciona a convivência com felicidade a alguma coisa não ama verdadeiramente. 


Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.