terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

À medida que se vence os pensamentos as ações se modificam?

Participante: à medida que se vence os pensamentos as ações se modificam?

Primeira resposta que quero lhe dar: não há vitórias. 

Segunda: a ação nunca se muda. Por quê? Para ter esta resposta, leia a pergunta sobre objetivo da encarnação de O Livro dos Espíritos (132):

“Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus”.

O que é a ordem geral? Todo processo de evolução de todos os espíritos. Portanto, você é colocado na sua encarnação também para agir frente ao próximo e assim dar a ele os instrumentos que precisa para a encarnação dele. Só que não faz isso livremente: age sob as ordens de Deus.

Sendo assim, tudo que você faz serve para a encarnação do outro. Mas, a resposta do Espírito da Verdade vai mais além: você age sob as ordens de Deus. Isso porque só sob esta orientação você faz o que o outro precisa. 

Agora, imagine se você mudasse o ato? Primeiro estaria agindo sem a orientação do Pai. Segundo: não mais agiria como o determinado e assim não faria o que ele precisava para a sua provação. Este ser, portanto, não teria a oportunidade de elevação e a culpa seria sua.

Diante destes argumentos podemos, então, compreender perfeitamente que você não pode mudar a ação pré-determinada para acontecer. Primeiro porque o ato é conduzido por Deus para que o agente da ação faça a sua parte na obra geral influenciando, assim, a encarnação de outros e segundo, porque se agisse diferente deixaria de dar àquele o que ele precisa para alcançar a sua elevação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.