quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O que são os espíritos da natureza ou elementares?

Participante: o que são os espíritos da natureza ou elementares?

Espíritos. Ora, se segundo o Espírito da Verdade, no universo só existe o espírito e a matéria e Deus acima de tudo, os espíritos elementares são seres universais.

“27. Há, então, dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal”. (O Livro dos Espíritos)

Chegar a esta conclusão é aplicar o entendimento da vida a partir das realidades do mundo espiritual. Se o Espírito da Verdade afirmou que no universo existem apenas três elementos e se estes ensinamentos regem as relações entre os encarnados e os desencarnados, aquele que se diz buscador tem que entender que tudo se resume a existência do espírito, da matéria universal e acima de tudo Deus.

Sobre este assunto, apenas ressalto que a matéria que é citada neste ensinamento nada tem a ver com aquela que vocês conhecem no mundo humano, pois ainda de acordo com o Espírito da Verdade, toda matéria conhecida no mundo humano é transformações da matéria universal (pergunta 30).

Aproveito para falar a quem no início desta conversa falou sobre as diferenças das doutrinas espíritas. Este é outro ponto onde a doutrina dos espíritos diverge da doutrina espírita humana e ao qual o buscador deve se atentar. Para aquele que busca aproximar-se de Deus não pode existir a matéria humana.

Para estes precisa prevalecer a idéia de que tudo que é inteligente é espírito e tudo o que não possui inteligência é fluído cósmico universal. Usando este conhecimento fica mais simples cumprir o mandamento do não julgar.

O que é uma mesa cheia de poeira? Um monte de fluído cósmico universal sobre outro elemento idêntico. Uma roupa não passada e um chão sujo é a mesma coisa. Sabendo disso, não há necessidade de se julgar se o elemento está limpo ou sujo, arrumado ou desarrumado. Veja como os valores desta vida mudam quando se começa a vivê-la como espírito, a partir da realidade espiritual.

Já me perguntaram anteriormente hoje se aqueles que vão encarnar no próximo mundo terão na consciência o valor de ser um humano. Eu falei que esta idéia não existirá, pois todos se saberão como espírito na carne. Estes não viverão atividades humanas, mas apenas espirituais, ou seja, não viverão o ouvir ou andar, mas sim a realização de provações. Também não viverá com o mundo material como composto por múltiplas matérias ou elementos, mas apenas a matéria universal.

Dá para começar a entender o que estou querendo afirmar e com isso alcançar a importância da conversa que estamos tendo hoje? Mas, ainda tem coisas importantes a serem conversadas e continuaremos falando sobre isso. Por enquanto, apenas quero deixar bem clara uma coisa: mudar os valores com os quais convive com as coisas deste mundo é a grande revolução que todo aquele que quer alcançar Deus precisa fazer.

Alcançar a elevação espiritual é aproximar-se de Deus, mas para isso é preciso que se viva com os mesmos valores que o Pai tem. Para se aproximar de Deus o ser precisa ter a consciência espiritual e para se alcançá-la é preciso trabalhar para alterar as atividades humanas em espirituais e os elementos materiais em universais. É a partir desta mudança que se estabelece a base da concepção da vida para aquele que almeja aproveitar a encarnação. Quem aproveita a sua oportunidade de elevação promove dentro de si uma reforma e esta se caracteriza pela mudança da concepção que se tem da vida que se vive: dos valores materiais para os espirituais ou universais.

Como já disse hoje, quem vive como todos, chegará ao mesmo lugar que eles. Quem é um buscador, mas não vive diferente, não pode jamais alcançar aquilo que busca. O que vocês chamam de alcançar a evolução ou promover uma reforma no íntimo é exatamente tudo o que conversamos até aqui e o que conversaremos ainda. Trata-se de viver a vida a partir dos elementos espirituais, como se ela fosse, porque é, uma atividade espiritual, ou melhor, viver uma vida humana com as atividades e elementos do universo.

Na hora que você mudar a sua forma de viver o mundo vivendo as atividades espirituais e não as materiais, liberta-se da materialidades da prisão ao ego.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.