quarta-feira, 8 de outubro de 2014

RETIRADO DO ESTUDO DA CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES

Para encerrar o dia de hoje de estudos, queria deixar um ensinamento: vocês têm um inimigo com o qual dormem e acordam. Este inimigo está sempre ao seu lado. Vocês acordam, comem, trabalham, andam com ele o dia inteiro, porque ele é você mesmo... O inimigo é o que você acham que são. É o 'eu' que cada um imagina ser. É você, o ego...
Nosso trabalho enquanto encarnado é vencer esse diabo, esse demônio, esse obsessor, ou qualquer nome que queiram dar a ele, que está vinte e quatro horas por dia nos tentando. Esse é o nosso trabalho quando encarnado, essa é a razão de virmos à carne.
Se você cedeu à tentação num momento, não caia nela novamente quando o ego ficar lhe acusando de ter tido prazer ou dor. Diga a si mesmo: 'eu tive, acabou, vou começar tudo de novo'. É preciso abrir mão de gozar aquilo que o ego lhe propõe, mesmo que seja a auto culpa: essa é a verdadeira vitória...
Ninguém está falando em se transformar num santo, ou seja, em agir de uma forma certa, que siga sempre determinado padrão de agir, seja físico ou mental. É preciso vencer as tentações do ego à todo momento, mesmo aquelas que dizem que deixamos de fazer. Se você acha que ao desejar a elevação espiritual o ego vai lhe desejar boa sorte e tirar do seu caminho as tentações, está muito enganado. Se cair nessa vivenciando o lamento e a auto crítica que a personalidade transitória cria, vai sair da carne achando que fez alguma coisa, mas não fez nada.
Nossa vida não é seguir padrões, sejam eles externos ou internos, mas vivenciar cada situação da existência carnal sem críticas a ninguém, inclusive a si mesmo. Quando o ego lhe disser, por exemplo, que você tem que dar comida para os pobres, pense assim: se der, dei; se não der, não dei. Se o ego lhe disser que você tem que buscar a elevação espiritual libertando-se sempre do prazer e da dor, pense assim: se me libertar, me libertei; se não me libertar, não me libertei...
É preciso libertar-se de todos os paradigmas que o ego nos impõe, de todas as ilusões. Estes paradigmas não são só aqueles atitudes físicas, mas também as chamadas 'verdades libertadoras'.
Eu já disse aqui: se alimentar os outros levasse para o Reino do Céu, Jesus Cristo, como exemplo que foi, teria aberto um restaurante para dar comida para os outros ao invés de morrer na cruz. Dar comida para os outros pode ser o caminho? Sim pode, desde que nesse caminho não exista nem o prazer de ter feito e nem a dor de não ter feito.
É isso que precisamos entender. Não adianta somente querermos praticar atos certos, físicos ou mentais, porque Deus julga a intenção com que cada um faz as coisas. Se eu dou um prato de comida com a intenção de ganhar, de ficar famoso e de ser elogiado, posso até ter alimentado alguém, mas eu próprio não recebi nada, ou melhor, recebi o prazer, prazer de ter feito aquilo que eu queria.
Isso é o resumo de hoje. Essa ação do ego é a coisa mais importante que precisamos estudar, que precisamos nos preocupar. Isso porque vocês passam o dia inteiro sem observar a ação do ego.
Você olha para o branco e diz que o branco é branco, que a cor branca é branco, isso é ação do ego. O ego está lhe dizendo que aquilo é uma cor. Você passa o dia inteiro achando que deveria fazer, que deveria acontecer...isso é ação do ego e você não entende isso como prova e vibra com o prazer de ter feito ou sofre por não ter feito.
Por isso estou insistindo muito na questão do ego. É preciso que identifiquemos a ação do ego a cada segundo. Nós temos que entender como o ego fala conosco nos dando verdades, nos dando obrigações, nos dando desejos. Isso é a fala do ego conosco. Não somos nós que desejamos isso ou queremos fazer aquilo outro: é o ego que está nos dando estas ideias e nós nos escravizamos à personalidade transitória e aceitamos os argumentos que ela dá para justificar ações...
O ego diz assim: 'você precisa dar comida senão você não vai para o Reino do Céu'. Você cai nessa história. Ele fala: 'olha, você tem que trabalhar, tem que buscar a sua Elevação Espiritual, tem que ajudar os outros' ... E você cai nessa história.
Você não tem que fazer nada porque a vida espiritual não é fazer coisa alguma no sentido material, quer seja na prática de atos físicos quanto mentais. Na vida espiritual agir é algo completamente diferente do que pensar ou praticar atos físicos...
É isso que preciso urgentemente conversar com vocês. Ensiná-los sobre a ação do ego, porque sem isso vocês não conseguem fazer nada no sentido da elevação espiritual, pois continuarão agindo empurrados pelo ego e achando que vocês são o ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.