segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O mal do século

Há algum tempo atrás a previsão da ciência para o grande mal deste século era o stress, mas hoje ela já pensa diferente. Ela afirma que a grande epidemia que acontecerá será a depressão. Na verdade, na importa se o grande mal do século será o stress ou a depressão, no fundo o que irá atingir milhões de pessoas é a dor, o sofrimento. 

Pouco importa se a doença prevista é o stress ou a depressão, pois, na realidade, o que a ciência prevê é que os seres humanos passarão por uma grande epidemia de sofrimento. Não estou falando em dores profundas, mas por acúmulos de contrariedades.

Sofrer para mim é apenas não ser feliz. Se alguém não é feliz, já está sofrendo. Tem muita gente q eu diz que não sofre com alguma situação, mas que apenas não gosta dela. Acontece que não gostar já é sofrer.
Portanto, viver momentos que não agrada, que não contém tudo o que se quer, é o grande mal deste século. Vocês sabem por que isso? Porque aumentou a parafernália de coisas à disposição de vocês.
Participante: o senhor está dizendo que a causa do sofrimento será o fato da pessoa não conseguir o que ela quer?

Não é exatamente isso que estou querendo transmitir. O que falo é que a causa do sofrimento previsto para este século está fundamentado no fato de ter se tornado mais difícil satisfazer os desejos.
Antigamente existiam dois tipos de aparelho de televisão. Por isso, ou o ser gostava de um ou de outro. Com isso, ficava mais fácil se satisfazer. Hoje existem cinqüenta tipos e por isso fica mais difícil o ser ter condições de comprar exatamente aquele que quer. 

Antes existiam três ou quatro tipos de carro. Se o homem conseguisse um, já ficava satisfeito. Hoje, por conta da grande quantidade disponível existe sempre um melhor do que o homem tem e isso faz com que ele não se satisfaça com o que possui. 

Sendo assim, posso dizer que a epidemia de sofrimento, que, aliás, já está acontecendo, existe por conta do aumento de ofertas que faz o ser humano não se satisfazer com o que tem.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.