segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O que eu estou lendo?

Participante: vamos dizer que estou lendo um texto. Enquanto estou lendo devo concentrar toda minha atenção à leitura ou devo intercalar pensamentos que digam que aquilo não é verdade ou algo do tipo? Ou posso fazer como alguns mestres espirituais ensinam: divido a atenção entre a leitura e a respiração?

Você deve se concentrar cem por cento no ler, no que está lendo. Não deve tentar entender o que está sendo dito. 

Faz anos que nós fazemos conversas. Tem gente que nos ouve durante anos e até hoje não entendeu o quis dizer e nunca vai conseguir entender. Não porque seja burro, mas porque entende outra coisa.
Ninguém lê: vocês interpretam texto. Vocês leem e chegam a uma conclusão, ou seja, forma uma verdade, um saber e é isso que não devem fazer, pois com isso se forma o saber e por causa dele você morrerá. Alguém vai discutir este assunto e você usará o seu saber como arma para matar o outro, para se desarmonizar com o outro. Portanto, concentre-se apenas em ler. 

Se o texto diz que alguma coisa é azul, apenas leia isso. Não queira compreender porque é azul, para que foi dada esta cor ao objeto, porque o autor não colocou outra cor para ele. Apenas leia... Isso é viver o presente, é viver a vida. 

É aí que está o problema: viver a vida. Vocês imaginam que viver a vida é participar dela. É gerar alguma coisa para você a partir dela. Não. Viver a vida é presenciar o que acontece, ou como Krishna ensina, assistir a vida.

Assistir a vida é ler as palavras que está no livro. Sair da vida, morrer, é saber o que está escrito, é criar um entendimento sobre o que está escrito.

Desculpe-me, mas se você prestar atenção na respiração não conseguirá ler. Então se concentre apenas na leitura e não no que é compreendido através dela. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.