quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Para vocês o prazer é felicidade

Para vocês o prazer é felicidade. Por isso, não podemos aqui filosofar que não se pode se ter prazer se ainda há esse desejo dentro de cada um. 

Na verdade mesmo os que me ouvem não buscam a felicidade incondicional, mas sim ser feliz, o que é bem diferente. Muitas vezes o ser feliz precisa passar pelo prazer. Portanto, viva estes momentos sem culpa por estar tendo o prazer.

Ter prazer pode ser felicidade incondicional desde que isso não dê prazer nem culpa. Olha que coisa linda: você pode ter prazer, sem ter o prazer de ter prazer. Vou dar um exemplo.
Você quer algo e consegue ter. Neste momento lhe vem uma sensação boa, que se chama prazer. Sentir isso não tem problema. Você pode ter essa sensação boa. O que não deve é entrar em estado de êxtase porque conseguiu o que queria.

‘Graças a Deus, que bom que eu consegui o que queria, que coisa maravilhosa que aconteceu’. É essa vibração em estado de êxtase que lhe afasta da felicidade incondicional e não a sensação boa.

Aquele que apenas constata que conseguiu o que queria e vive uma emoção serena, não vive o prazer. Isto é constatação da realidade. ‘Eu queria tomar café e ele está aqui para eu tomar, que bom’. Este é o prazer vivido sem prazer. O prazer vivido com prazer seria dizer que é maravilhoso ter café à sua disposição, que isso é maravilhoso, agradecer a Deus e dizer que Ele lhe ouviu e atendeu o seu desejo. Isso é o prazer puro.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.