quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A consciência se manifesta através dos pensamentos?

Participante: o espírito sai de uma encarnação para outra. Encarnar é trabalhar a consciência que se tem a cada momento? A consciência se manifesta através dos pensamentos?

Encarnar é viver provas que são realizadas através das vicissitudes, que se consiste na expiação. Encarnar é cumprir missões.
Tudo o que você está falando são atividades humanas, a do espírito é viver provas e cumprir missões. Portanto, ele não faz nada disso...
Participante: mas, ele não pode trabalhar a consciência através das provas?

Não, pois a consciência lhe é dada. A consciência é o ego e por isso lhe é dado por Deus. Sendo assim, o espírito não a trabalha. Na verdade, quando lhe vêm uma consciência, ele realiza uma prova.
Ele não a consciência, mas a prova que existe durante a consciência.
Participante: espírito não tem consciência?
Sim, ele tem.

Participante: então, ele pode trabalhá-la.
Na verdade, quando encarnado ele tem duas consciências: a espiritual e a que é dada pelo ego. A primeira pode ser trabalhada pelo ego, mas este trabalho jamais será conscientizado pelo ego e, portanto, pelo ser humanizado. A segunda ele não pode trabalhar, pois ela lhe é dada pela personalidade humana.
Ora, sendo desta forma, lhe respondo que o espírito pode trabalhar a sua consciência, mas este trabalho jamais lhe será consciente.
Participante: mas, estamos falando sobre a consciência do espírito e não da consciência dada pelo ego. Por isso repito a pergunta: o espírito pode trabalhar a sua própria consciência?
O que para você é trabalhar a sua própria consciência?
Participante: é fazer a prova não acreditando no ego.
Então, o que você fala é em fazer prova e não em trabalhar consciência. Aí é que está o grande problema para os buscadores de Deus que estou querendo deixar bem claro nestes comentários sobre a questão atividade.

Precisamos entender a atividade do espírito para que possamos caminhar no sentido de aproximar-se de Deus. Para fazer isso nenhum ser trabalha a sua consciência, mas realiza provas. Para fazer isso trabalha na consciência espiritual, mas não no sentido de alterá-la, mas sim de fazer a prova. Vou tentar explicar o que estou dizendo...
Qual a sua consciência neste momento? Imaginar que está me ouvindo. Você, espírito, está realmente me ouvindo? Não. A ideia de estar me ouvindo é criada pelo ego, pela mente, pela personalidade humana. 

Trabalhar a consciência seria mudar a ideia de estar me ouvindo. Isso jamais poderia acontecer, pois não depende de você: por mais que evolua será bombardeado em momentos semelhantes a este pela ideia de estar ouvindo alguém. Por isso, aquele que busca a Deus neste momento não se preocupa em alterar ou mudar esta consciência, mas sim em realizar a sua prova enquanto está recebendo esta consciência.

Como o espírito passa na prova? Quando ama a Deus acima do que está acontecendo e ao próximo como a si mesmo neste momento. É isso que o espírito faz e não mudar a consciência que tem do momento. Ele não se importa com o que é conscientizado, a história que a mente cria, mas sim em amar a Deus e ao próximo neste momento.

Amar a Deus e ao próximo é a atividade que o espírito busca executar em cada momento de sua existência. É preciso sempre se preocupar com a atividade que está exercendo a cada momento, pois só alcança Deus aquele que consegue distinguir qual a atividade que o espírito executa e aquela que é criada pela personalidade que ele vivencia durante a encarnação.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.