segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Reclamação

Participante: mas, ainda dentro da questão que exista apenas uma pessoa que esteja em desacordo com o pensamento do resto do grupo, digamos que haja uma atividade comum e por conta do trabalho desta única pessoa o grupo não alcance o seu objetivo. Assim mesmo as pessoas não devem reclamar deste? 

Não, não devem reclamar... Vou explicar isso...

Vejamos uma opção onde um grupo, onde você esteja incluído, tenha que produzir num trabalho dez unidades de alguma coisa. Claro que a atividade pode ser para realizar algo que não possa ser medido, mas apenas para facilitar nossa conversa vamos tratar o trabalho deste grupo como o de produzir algo mensurável. Apesar do plano de produzir dez unidades, digamos que tenha conseguido apenas nove porque uma das pessoas não produziu o esperado. 


Pergunto: porque a produção de nove se reflete em você como pouco?
Participante: porque faltou o trabalho daquela pessoa...


Não, não é por isso. Na verdade, você sofre com a produção de nove unidades porque estava esperando produzir dez. 


Veja como o ser humano é interessante. Ele joga fora a felicidade de ter conseguido produzir nove unidades de qualquer coisa por causa de apenas uma unidade que faltou para completar aquilo que era esperado. O grupo conseguiu se reunir e produzir nove unidades, mas ao invés de louvar este fato, simplesmente joga no lixo todo o esforço despendido para esta produção apenas porque falou uma unidade. 


Se hoje este grupo conseguisse produzir nove, mesmo esperando fazer dez, e amanhã produzisse a mesma quantidade e por uma semana inteira conseguisse diariamente a mesma produção, veja que maravilha de resultado seria conseguido. Mas, não, você reclama que o grupo não produziu o esperado, mesmo que o que deixou se ser feito seja uma ínfima quantidade, e com isso corre o risco de amanhã produzir nenhum por conta do desânimo que se abateu pela produção de hoje. 


Portanto, o problema não é aquela pessoa – dentro da lógica humana ele é o culpado pela produção de nove unidades – mas sim você, o desânimo com o qual vivenciou a produção de nove unidades seja lá do que for. O seu desânimo é o problema, porque amanhã ele pode lhe influenciar e ao invés dos nove acabar produzindo oito, o que, face à forma como se recebeu a produção de nove, será considerado um desastre total. 


Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.