quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Retirado do estudo de O Livro dos Espíritos

Retirado do estudo de O Livro dos Espíritos 

Filhos, o que precisamos levar de muito forte do que falamos hoje é exatamente isso: entender que a vida material não existe pela sua história, pelo que você está vendo ou achando. Ela é criada, formatada, formada pelo tripé espiritual: provas, expiações e missões.

Todos os acontecimentos da vida nada mais são do que uma prova para se realizar através da vivência das expiações e oportunidades de missões a serem cumpridas para a obra geral. Isso parece muito simples quando estudamos aqui, mas na hora do acontecimento esta compreensão precisa estar, vamos dizer assim, à frente do raciocínio de vocês. 

Foi isso que estudamos ao ver o Espírito da Verdade dizendo que é necessário que vença você mesmo. É necessário que vença tudo aquilo que está achando que está acontecendo. É necessário, voltando ao exemplo que dei, que a mulher que tenha sido abandonada vença tudo aquilo que acha do marido, da situação, que acha que está acontecendo. Aquela pessoa que imagina ter sido passada para trás precisa vencer todo o seu individualismo ferido que lhe leva a vivenciar uma realidade que não é a Verdade do Universo. 

Este é o ensinamento mais profundo que vocês podem obter nessa vida. Todo resto é, vamos dizer assim, curiosidade besta. Todo resto é simplesmente ciência. 

Lembre-se: você, o espírito, não precisa mais de ciência porque não está mais na época de adquiri-la. Você está na época de provar a si mesmo a sua fé e ela não se adquire através de conhecimentos científicos.

Você só prova a si mesmo que tem fé não cedendo às tentações. Só prova que a tem vencendo a si mesmo. 

Essa é à base do ensinamento de Cristo, Krishna e Buda e, portanto, não poderia deixar de ser também do Espírito da Verdade. Tudo o que está escrito neste livro se tornará cultura se você não aprender que o que é a vida, o que é a realidade dos acontecimentos da vida e se não entender como a agir durante ela. 

O conhecimento que surge dos ensinamentos deste livro, se não alcançada a consciência da necessidade da alteração da compreensão sobre a vida, só ocupará espaço dentro de você. Além do mais, todo este conhecimento será jogado fora, como já disse, quando acabar a encarnação. 

Então veja: querer descobrir um conhecimento científico, seja na ciência espiritual ou na material, é perda de tempo. É simplesmente maya, ilusão.

Buscar aprender sem praticar é viver uma ilusão onde você diz que está se dedicando a Deus, mas na verdade ainda está preso ao individualismo do ego. Sem colocar em prática, ou seja, alterar sua forma de vivenciar os acontecimentos da vida, o que conversamos aqui, não terá feito o que nasceu para fazer. 

Já falei sobre isso: você será como o aluno terrestre que ao findar um ano letivo, ao invés de ir para uma nova série aprender novas coisas, preferirá permanecer na mesma série, estudando tudo o que já sabe. Sim, tudo o que está aqui você, o espírito já sabe e mais: vivencia tudo isso. Por isso, não precisa vir à carne para aprender.

Eu disse outro dia numa palestra que realizei para um grupo que estuda ciência espiritual: as pessoas estão aqui estudando como se projetar sem corpo, mas vocês são espíritos e, portanto, já sabem fazer isso. Parem de estudar cientificamente o mundo espiritual e aprendam a praticar o amor, porque isso, uma vez que estão encarnados no mundo de provas e expiações, não sabem perfeitamente.

Os espíritos encarnados perdem a encarnação, a oportunidade de vivenciar as suas provas, de vivenciar suas missões e suas expiações dentro do sentido delas, aprendendo o que já sabem. 

Têm outros que estudam mágicas. Estudam fazer objetos mágicos (mandalas, pós, etc.). Para que? 

Acreditam que podem influenciar no seu próprio destino ou no dos outros, mas estes elementos não vão conseguir acrescentar ou retirar prova nenhuma a si ou a outro espírito. Isso porque, como ainda vamos ver, cada espírito pede sua prova antes de nascer. 

Então, é isso que precisamos entender: não adianta ficarmos estudando ciência espiritual sem levar este conhecimento à prática do dia a dia. Estudar ciência espiritual a cada encarnação é ficar estudando a mesma coisa a vida inteira. Quem faz isso, não realiza nunca as suas provas e, por isso, jamais liberta-se do sansara. 

O que é necessário não é saber culturalmente o que vimos, mas entender para que você acordou hoje de manhã, porque está vivo. Sem compreender bem o sentido da vida, não vai conseguir entrar nunca no processo de elevação. Posso até dizer que se não fizer isso, não viverá, pois viver, espiritualmente falando, é aproveitar cada situação para fazer suas provas, suas missões e passando por suas expiações. 

Esse, como já disse, é o mais forte ensinamento que qualquer um pode dar para vocês. Ensinar a cantar ponto ou mantra nada resolve para a sua existência eterna. Tudo isso é ilusão, pois a única Verdade, a única Realidade é o que todos os mestres ensinaram: você precisa praticar o amor universal. 

Até admito que conhecer algumas Verdades Universais pode lhe ajudar, facilitar, mas se não encarar de frente cada situação e colocar nela a Realidade (tudo são provas, missões e expiações), de nada adiantam os mantras, os pontos, as mandalas, os pós ou a capacidade de projetar no mundo espiritual. De nada adiantam as regras que você cumpriu, as orações fez. 

Este, vamos dizer assim, é o balanço de hoje. Espero que tenha conseguido transmitir alguma coisa para vocês e tenha lhes ajudado a aprender a viver. Sim, o que tenho tentado fazer é lhes ajudar a aprender a viver, porque o grande mal do espírito é não saber viver a vida carnal dentro do sentido universal que ela tem. 

Participante: Acredito que o véu de maya estava muito grande e escuro, por isso não estava vendo direito. Verdades estão sendo detonadas uma a uma. Obrigado pela sua ajuda. 

Participante: Muito bom... Sua ajuda tem sido inestimável.

Não é minha ajuda. Eu sou só instrumento. Agradeçam a Deus. Aliás, agradeçam a vocês mesmos.
Colocando em prática tudo o que vimos hoje, temos que dizer que se não fosse prova de vocês estarem aqui ouvindo, não estariam. Portanto, agradeçam a vocês mesmos. 

Agora, se estão todos felizes por terem recebido esses ensinamentos, vou acabar com a felicidade de vocês. A partir de agora não podem mais alegar ignorância, desconhecimento. Vocês não podem mais sair da carne e dizer: ‘ah, eu não sabia que era isso’. 

Então, filhos, mais do que agradecer – e sinceramente me comovo, não com o agradecimento, mas com o amor que está embutido nele – é hora de colocar mãos à obra. É o que disse: acabou a época de adquirir ciência; chegou a hora da sabedoria, ou seja, colocar toda a cultura em prática. 

Sendo assim, posso dizer que vocês estão agradecendo pelo, vamos dizer assim, problema que arrumei na vida de vocês.

Participante: Sem dúvida, nos tornamos cada vez mais responsáveis, Graças a Deus.
Vou dizer uma coisa: se você se tornou responsável, eu não sei. Cada um usa seu livre arbítrio e vai se tornar responsável ou não. 

Agora, que a responsabilidade foi dada, isso com certeza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.