quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Para alcançarem essa perfeição, tem que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal

‘Mas, para alcançarem essa perfeição, tem que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal’. 

Vamos entender isso, porque este ponto é pouco compreendido pelos seres humanos. Comecemos com a palavra sofrer que está neste trecho. 

Este termo não está usado aqui no sentido de sofrimento (sofrer=sofrimento), mas passar por algo. O que é necessário para o bom aproveitamento da encarnação é passar pelo sofrimento e não sofrer durante a vida. 

Sofrer o sofrimento é vivenciar as situações que vocês chamam de negativas, aquilo que vocês não gostam, mas a presença dele neste trecho não diz que é necessário viver estes momentos sofrendo. Este é o sentido deste trecho. Continuemos. 

Vicissitude não é sofrimento, não é penúria. Vicissitude, pelo dicionário, é a alternância da situação. Vicissitude é: hoje estou casado, amanhã separado; hoje tenho dinheiro, amanhã não tenho; hoje tenho emprego, amanhã não. Ou seja, alternância das situações da vida.

Sendo assim, este pedacinho da resposta está falando exatamente o que dissemos antes: para alcançar a perfeição, para realizar suas provas e cumprir suas missões passando pelas expiações, vocês vão ter que viver uma vida que um dia está no alto e outro no baixo. É isso que está escrito aí. 

Não adianta querer que a sua vida seja sempre no alto. Se isso acontecesse, suas provas não aconteceriam.
Participante: Seria a impermanência das coisas ensinada por Buda? 

Sim, é o ensinamento de Buda conhecido como a impermanência das coisas.
É aquilo que disse ontem: tudo existe em círculos. Você tem que girar todo círculo para depois sair dele e começar um novo. É assim que o hindu e Buda definem o carma: o carma é um círculo que você precisa rodá-lo completamente para começar outro ciclo, outro carma.

Por isso reafirmo: você não pode querer que a sua vida seja só altos ou só baixos. Precisa aprender a conviver com os altos e com os baixos dela. Mas, conviver como? Nós já estudamos isso hoje também: sem ranger de dentes, sem sofrer. 

É isso que é viver a vida buscando a elevação espiritual. É para isso que você nasceu.
Você nasceu não para amar materialmente, para casar, ou ter filhos; não nasceu para ser médico, motorista ou ter qualquer outra profissão. Você nasceu para vivenciar situações de altos e baixos nos acontecimentos daquilo que chama de vida. 

Em cada uma das situações, sejam elas consideradas boas ou más, está embutida uma prova uma chance de missão e uma oportunidade de expiação. Ao vivenciá-las sem ranger de dentes alcança a perfeição.
Estou falando da perfeição o mundo de provas e expiação porque no próximo mundo são outras provações.
É isso que está sendo dito aqui e, portanto, é pra isso que você nasceu. É por isso que acorda todo dia de manhã, que está aqui hoje aqui comigo, que aconteceu tudo que ocorreu na sua vida hoje. 

Não foi uma pessoa que lhe fez o bem e nem outra pessoa o mal: todos foram instrumentos da sua vicissitude. Aquele que fez o que você gostava foi instrumento do seu alto; aquele que fez o que você não gostava, foi instrumento do seu baixo. Agindo da forma que agiram, elas criaram as suas provas e as oportunidades de elevação. É por isso que disse outro dia: cada segundo da vida é uma oportunidade de encarnação. 

Agora, se ficarmos presos a outras pessoas imaginando que elas são nossas esposas, filhos ou chefes, vamos perder de vista a Realidade espiritual da vida. Seu chefe não é seu chefe, mas um instrumento da sua vicissitude.

É por isso que Cristo diz: eu vim para colocar pai contra filho e mãe contra filha. Somente estando um contra outro em determinados tempos, e ao lado em outros, é que se gera a vicissitude necessária para a elevação espiritual. Se houvesse só o relacionamento perfeito de pai e mãe, não haveria vicissitude. Por conseguinte, não haveria prova, não haveria oportunidade de missão e não haveria expiação ou carma. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.