segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Encarnações

Se as encarnações acontecem hoje no planeta Terra para provação, posso dizer que vocês estão aqui para provar alguma coisa. Só isso. Sendo assim não têm que fazer mais nada.
Vocês nasceram para provar que são capazes de adquirir conhecimentos e ao mesmo tempo manter ou não a sua simplicidade. Mantendo-a, você se eleva; se não a mantiver, terá que fazer a prova de novo.
Isso é a vida carnal: o que vocês chamam de viver nada mais é do que vivenciar uma constante provação onde adquira em cada acontecimento um conhecimento para que tenha a oportunidade de provar que ele não influi na sua simplicidade e assim penetre mais no mundo espiritual. Viver é receber a cada momento um novo conhecimento para que se possa auferir como vai reagir a ele.
Por isso digo que quem acha que nos momentos da vida perde alguma coisa, não sabe o que está falando. Ninguém nunca perde nada porque todo acontecimento é uma prova, é uma oportunidade para aprender alguma coisa. Ao sentir-se perdedor em qualquer momento, o ser humanizado não pode entrar na sabedoria, porque nada aprendeu nada naquele momento e, por isso, não pode realizar a sua provação.
Precisamos começar a mudar a forma de viver. Ao invés de nos prendermos a ideias de perdas, precisamos começar a raciocinar em cada segundo o que pode ser aprendido ai. Não foi feito o que você queria? O que pode aprender desta lição? As coisas não saíram do jeito que você queria; hoje você ficou sozinho; perdeu seu emprego? O que pode aprender disso?
Depois que descobrir um ensinamento em cada momento da vida, concentre-se, então em realizar a sua prova, ou seja, concentre-se em naquele momento amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. De nada adiante sair xingando, brigando, acusando a Deus ou a qualquer outro como culpado pelo que lhe aconteceu. Busque sempre tirar uma lição do que está acontecendo e depois ame indistintamente.
Aliás, sobre os momentos de sofrimento, angústia, de sensação de perda, cabe muito bem o ensinamento conhecido como “Pegadas na Areia”. Acho que todos já o conhecem, mas para quem nunca leu, vou resumir a história.
Conta-se que um homem sonhou que estava andando na areia ao lado do Cristo. Nesta caminhada observava que ficavam marcas de dois pares de pés na areia. Cristo disse: ‘sou que eu estou ao seu lado’. O homem replicou: ‘teve horas que eu só vi meus pés; onde é que você foi’? O mestre respondeu: ‘a pegada que você viu era minha, pois o estava carregando no colo’.
Você nunca caminha só. Todos os momentos da sua vida são dirigidos por Deus através dos espíritos, para que ele lhe traga um ensinamento e com isso possa servir de provação para manter essa simplicidade. Aplicando o que vimos aqui, você pode entender a vida; sem aplicar, a vida não terá o menor sentido, pois os acontecimentos dela não possuem outra lógica.
Mas, cuidado. Não queira apenas entender o que está acontecendo e esquecer-se de amar universalmente a cada momento, porque senão só adquirirá cultura, saber. Prendendo-se apenas a saber, terá apenas cultura, mas nunca atingirá a sabedoria.
O que você precisa aprender para escapar da roda de encarnações, ou seja, alcançar a elevação espiritual é sabedoria, ou seja, alinhar a cultura a uma prática que lhe leve a gozar a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos.
Este é um recado que serve muito bem para todos que estão tendo contato com estes ensinamentos. Nós estamos estudando muitas coisas aqui e aprendendo muitas coisas. Mas, se destes conhecimentos você não retirar uma compreensão que lhe faça alcançar o amor incondicional, nada terá alcançado.
Além de estudar, ou seja, de ler as palavras que aqui estão, você deve buscar nestes ensinamentos compreensões práticas que lhe leve a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ou seja, a partir da compreensão de que a vida é apenas uma provação, deve se conscientizar que ninguém lhe ataca, rouba o seu emprego, o seu marido ou mulher: tudo isso são apenas provações para a sua simplicidade.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.