segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A elevação espiritual depende única e exclusivamente de você

O Espírito da Verdade afirma: a elevação espiritual depende única e exclusivamente de você. Por isso não podemos dizer que nós não conseguimos alcança-la porque nascemos nesse ou naquele meio, porque não tivemos oportunidade de conhecer isso ou aquilo.
A elevação espiritual depende somente de si mesmo porque ela é resultado de uma decisão de fórum íntimo. É cada um que vai tomar a sua decisão e ninguém, nem Deus, pode influir nela decisão. Se você quiser ficar caminhando no pântano preso à roda de encarnações, Deus não pode lhe tirar. Só você pode sair; só você pode se retirar.
Esta é uma informação muito importante. Mas, o Espírito da Verdade completa: basta você desejar isso.
Quando se fala em evolução espiritual, é preciso se compreender uma coisa importantíssima: ela não pode ser conseguida juntamente com a evolução material. É preciso desejar a evolução espiritual. Mais do que isso: além de desejar, é preciso viver para ela.
É preciso que você transforme a reforma íntima, a evolução espiritual, em objetivo da sua vida. Enquanto não for este o objetivo primário da sua vida, não vai alcançá-la.
Saindo da carne sem alcançá-la, é importante que ninguém ou nada pode ser considerado como culpado dela não ter sido atingida: só você é responsável pelo seu fracasso. Não se pode culpar a igreja, o pastor, o centro espírita, o meio onde viveu. Nem mesmo uma suposta falta de oportunidades que acha que não teve para realizá-la pode ser considerada como responsável por não ter se elevado.
Na verdade, não a ter realizado foi uma decisão sua e, por isso, não se pode culpar ninguém.
Isto é o que o texto fala de principal, mas para ajudá-los a entender o que é optar pela elevação espiritual o Espírito da Verdade diz mais: conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Ou seja, os espíritos humanizados alcançam a elevação espiritual quando no seu íntimo optam por ela e esta opção se caracteriza por submeter-se à vontade Deus.
A partir disso, pergunto: o que é elevação espiritual?
Participante: Fazer a vontade de Deus.
Não se trata de fazer a vontade de Deus, mas sim de ser submisso a Ele: é diferente. Não é fazer, mas submeter-se ao que é feito.
Esta é a evolução espiritual: ao invés de dizer que alguém está errado ao sair daqui mais cedo, submeter-se à vontade de Deus, ou seja, aceitar sem críticas a ausência do outro. Ao invés de dizer que é errado a mãe morar em uma casa e o filho noutra, submeter-se à vontade de Deus, ou seja, apenas constatar que a mãe mora numa casa e o filho em outra.
Isto é evolução espiritual e este é o caminho para ela: submeter-se à vontade de Deus.
A vontade de Deus se expressa através da realidade da sua vida, dos acontecimentos dela. Se você, por exemplo, não tem um carro, fique em paz, ou seja, se submeta a essa vontade de Deus; se não tem uma casa, submeta-se em paz e felicidade à vontade de Deus que não lhe deu uma casa. Se não tem terras, se não tem um prato de comida, fique feliz, se submeta a vontade de Deus.
Veja: não estou dizendo que você não deve buscar, mas sim que não deve sofrer com a ausência. Não estou dizendo nem que não pode desejar ter estas coisas, mas que acima deste desejo deve viver em paz, harmonia e felicidade.
Este é o optar que falei anteriormente: optar pela paz, felicidade e harmonia, mesmo que exista um desejo.
Busque o quanto quiser as coisas materiais, mas não deixe que esta busca se transforme na sua opção primaria de vida. Ou seja, opte sempre pela felicidade ao invés do sofrimento de não ter. Com isso estará se submetendo à vontade Deus (que se traduz pelo não ter atual) e estará sempre satisfeito, como ensina Paulo.
Quem faz esta opção, enquanto Deus não lhe dá o que deseja não sofre, não acusa, xinga ou aponta falhas em ninguém ou em qualquer coisa. Quem opta pela elevação espiritual não diz que o sistema massacra as pessoas, não se vê como um pobre coitado porque não tem.
É isso. Esta é a tal da reforma íntima que vocês tanto ouviram falar: submeter-se à vontade de Deus, ou seja, viver a realidade que se têm como vontade de Deus.
Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.