terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Justificativas

A opção instintiva estará sempre presente, mas muitas vezes ela será mascarada pela razão. 

Esta, como sempre apresenta justificativas para o que é feito, é fácil de detectar. Sendo assim, se houver uma justificativa para o que você acha das coisas, houve uma ação racional: a vivência de uma Causa Primária com intencionalidade individualista.

Por esta rápida visão, você pode entender o que é ação racional: aquela que é vivenciada com uma intencionalidade, com um saber, conhecer, entender. É desta que você precisa fugir, é desta razão que você precisa libertar-se para viver em comunhão com a Razão de Deus...

Além do mais, a utilização do processo racional também se caracteriza por uma escolha, uma definição entre dois polos de alguma coisa. Portanto, sempre que houver possibilidade de escolha entre diversas posições numa questão, prefira não escolher.

Quer um exemplo? Alguém lhe pergunta: “você vai lá em casa hoje?” Nesta pergunta existe a possibilidade de se escolher entre dizer que sim ou não. 

Para esta escolha você utilizará a razão: analisará os seus compromissos, a sua vontade, etc. Por isso lhe digo: não escolha nada. Responda apenas: “se Deus quiser...” Agindo assim estará entregando o controle da situação futura ao Pai, ou seja, escolhendo esperar o comando de Deus através do “faça-se”, o que é a marca dos seres instintivos.

O ser evoluído declara-se incapaz de decidir o futuro porque reconhece que a ação, mesmo que falseada pela razão por justificativas, nasce do “faça-se” de Deus e não da vontade de cada um. Com isto, este ser evita para si um grande problema: o sofrimento. 

Se ele se guia pela razão, ou seja, fica convicto que irá ou não, e acontece diferente do que ele previu, não há razão para sofrimento. Agora, se ele se apega às conclusões do processo racional, sofrerá se a intenção não for contentada.

Participante: Quer dizer que a gente fica se amofinando de véspera à toa?

Agora que descobriu isso? Será que até agora não tinha percebido que você sofre porque deseja alguma coisa e, na maioria das vezes, sua vontade não é satisfeita?

Pare de querer saber o que irá acontecer amanhã. Ao invés disso, tenha a plena convicção do que se sucederá amanhã: o que Deus quiser... 


Quem tem Deus no coração não fica querendo saber o que acontecerá amanhã, porque tem fé... Só quem não a tem é que estabelece prioridades, certezas para o futuro. Isso porque o ser que tem fé sabe que poderá acontecer tudo diferente do que previu e sabe mais ainda: poderá sofrer.


Quem tem fé e almeja viver na glória de Deus declara-se incapaz de prever o futuro para não correr o risco de sofrer... 


Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.