sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A elevação pelo sofrimento

A elevação pelo sofrimento

Participante: do jeito que o senhor falou a vida fica mais fácil...

Sim, realmente fica. E esta compreensão que você teve agora lhe sugere que por isso certamente colocará em prática o que aprendeu aqui. Engana-se: terá que lutar arduamente para conseguir vivenciar isso...

Apesar de todo ser humano dizer que quer acabar com o sofrimento, isso não é real, não faz parte das intenções da mente. Por quê? Porque existe no mundo humano a máxima que afirma que o sofrer leva à elevação espiritual. Isso não é real. 

O sofrer em si não leva a lugar nenhum. O que pode lhe fazer elevar-se não é o sofrer, mas ter um sofrimento e vivê-lo de uma forma não sofredora. Para isso é preciso a prática que falamos agora pouco.
O ser humano, principalmente aquele que se diz espírita ou espiritualista acha que precisa sofrer para elevar-se. Sendo assim, o ato de sofrer também vira bom. Por apegar-se ao bom, acha, então, que é preciso sofrer. Mas, como vimos, isso não é verdade. Portanto, para poder se ser feliz é preciso despossuir completamente o bom que você vive.

Não possuir nada deste mundo é a única forma de se libertar do bom. Aliás, Cristo falou deste despossuir completo quando nos ensinou que é mais difícil um rico entrar no céu do que um camelo passar pelo buraco da agulha.

Neste ensinamento Cristo não estava falando da agulha de cozer, mas sim de algo da sua época. Agulha era um portão pequeno que se fazia nas muralhas de uma cidade. Ele servia para a entrada de camelos durante a noite, já que os moradores tinham medo de abrir o portão maior e assim permitir que inimigos os atacassem. 

Acontece que o camelo para passar neste buraco tinha que ser despojado de toda a sua carga e atravessá-lo de joelhos. Será que o rico é capaz de se despojar de todos os seus bens materiais e submeter-se à vontade de Deus? Difícil, não... Por achar que viver o bom é certo, ele dificilmente abre mão do que imagina ter conquistado...

Assim também acontece com vocês que são ricos em cultura, ou seja, que imaginam que verdades ditas pela mente são certas. Só quando vocês abrirem mão de tudo que consideram bom poderão passar pelo buraco da agulha e adentrar a cidade de Deus.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.