quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Tomada de decisões

Participante: O senhor poderia ser mais claro? O ser humano que toma decisões baseadas nas emoções está errado?

O ser humano não toma decisão baseado na emoção e nem na lógica. Na verdade, a personalidade humana não toma decisões. 

Tomar uma decisão através da razão é uma ação e como todas as ações humanas, esta está programada anteriormente. Na verdade ninguém está tomando uma decisão frente a qualquer situação: o que o ser humano tem é a ilusão de estar decidindo algo.

Já você, o espírito, nem está vivendo aquela situação, que dizer se imaginar protagonista de alguma coisa. A única coisa que você, o espírito, pode protagonizar neste momento é se prender a ação proposta como se fosse acontecimento de agora, ou seja, achar que tomou a decisão, ou dizer: foi o meu ego que tomou esta decisão. 

Apesar de falar assim, você, o espírito, pode fazer mais. Vamos ver que mais você, o espírito, pode fazer.

Além de criar a ideia de que alguma coisa está sendo decidida naquele momento, o ego vai ainda gerar a ideia que esta decisão será sucedida por determinado acontecimento. Neste momento, você, o espírito, deve também duvidar desta afirmação, pois o que irá acontecer não seguirá uma lógica humana, mas sim a uma programação feita anteriormente.

Vou dar um exemplo: uma pessoa lhe convida para ir a casa dela e você responde que vai. Não foi a pessoa que lhe convidou e nem você, o espírito, que respondeu. Tudo isso foi articulado por egos para servir de provação a espíritos. 

Você, o espírito, é exposto no consciente a este diálogo e imagina que, porque se comprometeu, irá com certeza. Acontece que mesmo você humano sabe muito bem que decidir ir não é garantia de que irá. Poderá ir ou não. 

Você, ser humano, sabe muito bem que a questão de ir ou não independe da sua decisão, pois muitas vezes se programa para ir a algum lugar e acaba não indo por diversos motivos. Quantas vezes isso não aconteceu na existência de vocês?

Se isso é verdade mesmo para a lógica humana, que imagina que pode criar situações apenas pela sua vontade própria, que dirá para o espírito, que sabe que está apenas vivendo um teatro onde os acontecimentos fazem parte da sua grande aventura? Sendo assim, o que você, o espírito, precisa fazer é dizer para si mesmo: ‘a personalidade humana está afirmando que vai, mas isso não quer dizer que irá com certeza. Se no desenrolar desse filme ela for, foi; agora, se não for, não foi. Não há nada de errado nisso’.

Respondendo-lhe diretamente agora, afirmo que a primeira coisa que precisa é fugir da ideia de achar que decidiu alguma coisa. Você, o espírito, só pode decidir permanecer em paz, amor e felicidade universal ou não, indo ou não indo. Não possui a capacidade de decidir ir ou ficar em lugar nenhum. 

É por isso que Cristo diz: não jure por nada que seja do céu ou da terra. Este ensinamento, que está na Bíblia, no Sermão do Monte, quer dizer exatamente isso: não assuma responsabilidade por nada, não dê nada como certo de acontecer.

Se o ego garantir que vai a algum lugar, não se comprometa com esta ideia, pois o resultado dessa ação, tanto faz indo ou não, pode acabar com a sua paz, a sua harmonia e a sua felicidade.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.