segunda-feira, 10 de agosto de 2015

FALTA DE EMPREGO

FALTA DE EMPREGO - 1/3

• Querer o que não se tem

A questão que agora me é apresentada fala de uma contrariedade específica: a falta de emprego. Uma pessoa me diz que o que lhe causa contrariedade e não ter emprego e por este motivo não consegue feliz. Para esta pessoa, a vida vai passando e ela não consegue viver o aqui e agora. Vamos conversar sobre isso.
Será que realmente é falta de emprego que não deixa viver o aqui e agora? Acho que não. Digo isso porque tem muita gente que não tem trabalho e consegue viver o momento presente. 


Será que é a falta de emprego que para a vida de qualquer um, que atrasa a vida? Também acho que não, pois tem muita gente que não tem emprego e continua vivendo, crescendo e realizando coisas durante a existência. 


Ora, se não é a falta do trabalho que trava a vida, o que pode ser? A ânsia de ter um emprego.
Repare numa coisa. Essa pessoa está colocando toda a sua existência na dependência de um trabalho, mas será que se ela arrumar um emprego ela destravará. Será que conseguirá viver o aqui e agora, se soltar? Acho que vai, mas por pouco tempo. Vou tentar explicar isso.


Essa pessoa poderia me dizer que a sua vida está parada porque não tem dinheiro para comprar coisas, por exemplo. Diria que se arrumasse um trabalho teria dinheiro e com isso poderia comprar coisas e este fato se constituiria numa vida destravada. Doce ilusão.


Durante algum tempo com certeza ela se sentiria realizada por conta dos benefícios que o emprego traria. ‘Que maravilha, agora posso comprar um celular porque tenho um emprego, posso assumir uma dívida porque estou trabalhando’. Achar que isso influenciará definitivamente a vivência da vida é uma utopia.
A ilusão de que a realização de coisas humanas trará uma felicidade é utopia. Sabe por que? Porque depois de passar algum tempo das conquistas, com certeza essa pessoa irá querer outras coisas. Neste momento, quando não conseguir tudo o que sonha, começará a sentir que o emprego que tanto queria e em quem depositou todas as esperanças para ser feliz, não consegue mais sustentar os desejos.


O emprego pode destravar um momento da existência dos seres, mas certamente mais tarde a mente humana irá gerar novas necessidades que o trabalho conquistado será incapaz de dar. Com isso, ela novamente travará a vida. Isso acontecerá não por culpa dela, mas porque o ser humanizado aceita que o que trava a vida é a falta do gerador de condições para realizar coisas para se sentir feliz, realizar-se.
Sei que estou usando nos exemplos coisas materiais e vocês podem até me dizer que não se ligam nestas coisas. Sim, concordo que isso possa acontecer, mas a linha de raciocínio que estou desenvolvendo serve para outras coisas. 


O ser pode, por exemplo, conseguir o emprego. No início se sentirá bem, mas logo depois vai querer ter uma ascensão profissional. O fato de não ser promovido voltará novamente a trazer a sensação de que a vida está parada e ficará assim até que encontre um novo emprego onde possa existir a ascensão.
O ser pode, ainda, querer um emprego para que melhore o seu ambiente no convívio com as família. No início tudo poderá melhorar, mas quando este emprego exigir maiores responsabilidades e o tempo para a família diminuir, ele novamente sentirá sua vida travada. 


Enfim, qualquer coisa que o ser humanizado possa desejar pode ser momentaneamente atendido, mas certamente no futuro a mente irá gerar novas vontades e com isso aquilo que serviu para destravar a vida, tornará a travá-la. Isso porque a realização de qualquer desejo pode ser causador de felicidade. Se for, sempre existirá um novo que servirá para fazer sofrer agora.


FALTA DE EMPREGO - 2/3

• Viva feliz com o que tem

Conseguir realizar coisas, jamais poderá trazer a felicidade. Isso porque ela é algo que se coloca no que se tem e não que se extraia do que se tem. É você que deve aprender a viver feliz dentro das limitações que a vida traz.

Se hoje a limitação da vida é não ter emprego, busque, continue procurando, mas enquanto não achar aprenda a viver sem emprego. Isso destrava a sua vida. 


Se hoje não tem dinheiro para comprar coisas materiais, aprenda a viver sem elas. Aprenda a ser feliz sem elas: isso destrava a sua vida. Se hoje não tem valorização nem ascensão profissional, aprenda a viver feliz no estágio da evolução profissional que está: isso destrava a sua vida. Se hoje não consegue ter tempo para conviver com a sua família, aprenda a aproveitar o máximo possível o tempo que dispõe: isso destrava a sua vida. 


O trabalho daquele que busca a felicidade, e sei que estou sendo repetitivo, é viver o que a vida apresenta. Saber extrair da vida humana como é apresentada algo que o faça feliz.


Em outro trabalho já dei este mesmo exemplo. Vocês estão na luta diária trabalhando e ficam esperando as férias, os feriados e a aposentadoria porque diz que o trabalho não deixa ser feliz. Só que quando se aposenta e não tem o que fazer sofre porque não tem o que fazer. 


Mas, enquanto estava trabalhando não achava que o dia que se aposentasse seria feliz? Pronto, agora está em casa o tempo inteiro sem ter nada para fazer como queria antes. Porque, então, não consegue viver a felicidade?


Sabe, são esses exemplos que vocês precisam prestar atenção para poderem se conscientizar de que a sua mente jamais manterá o padrão de felicidade por causa de uma conquista no mundo humano. A aceitação do que a vida a apresenta a cada momento é o que o ser precisa usar para poder ser feliz com o que tem agora.


‘Hoje não tenho emprego, sei que no momento que tiver serei mais feliz do que agora, mas sei, também, que essa sensação não durará, pois neste momento irei querer mais do que terei. Por isso, vou aproveitar o momento de agora onde há a carência na minha vida para não depender de supri-las para ser feliz’. Esse é o caminho que indico a todos que sofrem por não ter alguma coisa.


FALTA DE EMPREGO - 3/3

• Querer fazer uma limonada

Esse é o trabalho de deter o poder da felicidade. Lembro que dizia que se a vida lhe der um limão ... Quando falava essas palavras as pessoas se apressavam em continuar dizendo: faça uma limonada ... Ouvi algumas vezes calado essa resposta, mas em uma hora retruquei: falei que a vida lhe deu um limão, mas não água nem açúcar. Como, então, pode fazer uma limonada?

Nesta conversa, fica bem claro o sonho do ser humanizado. Ele sonha em idealizar, gerar o momento presente de tal forma que ele se torne tragável, que possa ser engolido. Por isso, se a vida lhe dá algo amargo, o sonho é logo torna-lo doce. Só que não isso é impossível. 


Conseguir fazer isso não existe no mundo real, a não ser nos devaneios da mente. É preciso enfrentar o amargor da vida, a realidade, cara a cara, sem diluir ou adoçar o que está acontecendo para poder ser feliz, ao invés de ficar gerando síndromes, sonhos que não são reais e não poderão ser.


Por isso, passei a dizer as pessoas: se a vida lhe der um limão, chupe-o. Isso porque o limão é a única coisa que tem e se não chupá-lo, poderá morrer de fome. Usando este exemplo, diria a pessoa que levantou a questão que estamos respondendo e a todos que se encontram em situação análoga: chupe o seu desemprego, o fazer concursos e não passar, o que tem a cada momento, extraindo daquilo o sumo para lhe dar sustento na vida. 


Sei que vocês não querem chupar limão, mas se esquecem que ele possui vitamina ‘C’ que ajuda e lhe fortalece para viver. O caldo desta fruta não precisa do açúcar, que aliás faz mal à saúde, para poder ser engolido e o não o engolir afeta a saúde. 


O problema é que como não gostam do sabor do limão, ao invés de chupá-lo, preferem comprar remédios que contém esta vitamina de forma sintética. É exatamente isso que fazem quando depositam a felicidade na realização de desejos: abrem mão da vitamina natural e preferem algo artificial, que neste caso é a satisfação de ter seus desejos atendidos, o prazer, para sentirem-se felizes. Como isso é algo natural, logo o seu efeito passa e terá que novamente tomar outra cápsula.


Portanto, o ser humano não consegue ser feliz porque não tem um emprego, mas sim porque se deixa levar pela mente que quer sempre que aconteça a coisa que humanamente é considerada como melhor. Por isso acredita que a realização dos sonhos, desejos e vontades é a solução para os problemas da vida, quando não é assim. Esta realização trata-se apenas de um estágio para novos momentos sofredores. 


Enfrente a sua vida. ‘Não tenho emprego, não consigo passar em concursos, mas se quiser ser feliz, tenho que conseguir isso com todas as carências que possuo’. Estou dizendo isso porque de nada adianta ficar em casa chorando, se lamentando, porque o emprego não cairá do céu. 


Aprenda a viver a sua vida, as suas carências, sem dependências, que será feliz.
Com as graças de Deus.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.