quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O amor

Participante: fale-me do amor que o senhor prega. Como ele é?
 
Ele é isso que estamos conversando. 
 
Este amor existe quando interiormente você diz ao seu irmão: ‘parabéns, eu perdi e você venceu’. 
Este amor existe quando interiormente, sentimentalmente, você diz ao seu irmão: ‘você quer que as coisas fiquem deste jeito, então deixa assim’. 

Este amor existe quando interiormente afirma: ´desta vez não deu para conseguir, quem sabe na próxima consigo’? 
 
Este amor existe quando interiormente afirma: ‘eu fiz o meu melhor, mas se não fui considerado certo, não posso me culpar por isso’. 
 
Ele existe quando ao invés de sofrer porque alguém foi promovido na sua frente, você aceita o acontecimento em paz e harmonia. Ele existe quando, ao invés de se lamentar por hoje não ter conseguido vencer, esperar em paz e harmonia que Deus faça a sua hora chegar. Ele existe mesmo quando esta hora demora a acontecer e você não se desespera.

Isto não é só o amor que nós pregamos, mas, pelo menos para mim, a única expressão do amor. Não aceitar o que a vida lhe oferece ou querer impor-se ao outro para obrigá-lo a ser, estar e fazer o que quer que seja feito, por mais que um código humano determine que seja feito daquela forma, para mim não pode jamais ser expressão de amor.

Sei que não conseguem ver nas minhas palavras o tema amor, pois falo de racionalidade, de racionalizar o pensamento, mas tudo o que disse é sobre o amar. O problema é que vocês são cem por cento razão, pois mesmo quando sentem ainda possuem motivos racionais para isso, mas querem amar sentimentalmente. Isso é impossível. O que vocês podem aprender é a raciocinar amorosamente e não amar.

Portanto, compreenda que o amar para vocês têm que ser vivenciado através de razões e a razão que espelha o amar é exatamente o libertar-se do vício do egoísmo, do querer para si antes do próximo. O ser humanizado ama quando acata racionalmente a realidade sem exigir que ela esteja de acordo com o que quer.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.