segunda-feira, 3 de agosto de 2015

DESEJAR COISAS MATERIAIS - Prosperidade

DESEJAR COISAS MATERIAIS - 1/2

• Prosperidade

Essa pessoa me diz que está tentando colocar em prática os ensinamentos, mas que isso não a leva a conquistar coisas materiais. Deixa bem claro na sua pergunta que não está falando de conquistar objetos, mas determinadas situações de vida. Apesar da sua busca, ainda precisa se submeter a determinadas situações de vida que não gosta, que não quer, que acha que merecia não ter mais. Chega a tal ponto essa revolta que ela me pergunta: onde fica a tal da prosperidade? Será sobre este ponto que vamos embasar nossa resposta: na prosperidade;

Desde o início de nosso trabalho deixamos bem claro: não existe o ser humano, eu sou o espírito. Esta questão é fundamental para qualquer coisa nesta vida neste tocante. Saber que era antes de ser, saber que existiu como espírito antes de se tornar humano é fundamental para aquele que quer buscar a elevação espiritual. Porque? Vou tentar explicar isso.

Se você não existia antes de existir, é justo que cobre agora o resultado do seu trabalho de hoje. É justo que meça os resultados do seu trabalho de agora pelas conquistas de hoje. Mas, se sabe que existia antes e que continuará a existir depois, não é justo que meça os resultados que conquiste apenas por essa vida? Sabendo que existia antes de existir e que continuará existindo depois que deixar de existir é justo que saiba que tem toda eternidade para receber o resultado do trabalho de hoje.

Sei que usei muitas vezes a palavra existir, mas fiz de propósito. Vocês precisam entender uma coisa: o espírito tem uma única existência, a espiritual. Ela é única e não sofre quebra de continuidade.

O que quer dizer isso? Quer dizer que o espírito não abandona a sua existência espiritual, vem viver uma humana para depois retornar àquela que abandonou. Existe uma única existência que acontece o tempo inteiro. 

Isso nos leva a compreender que a existência humana acontece paralelamente à espiritual. O espírito continua tendo uma espiritual mesmo quando imagina-se longe dela. Isso é outra coisa fundamental para a compreensão do receber pelo seu trabalho durante a vida humana. 

Ora, se o espírito continua vivendo a sua existência espiritual enquanto está ocorrendo a material, será que não está recebendo naquele mundo? Essa é a primeira dúvida que quero colocar na cabeça de vocês. Ela é importante porque é justo para aqueles que medem o resultado pelos valores e trabalhos materiais a prosperidade pensar em receber aqui neste mundo. No entanto, será que o que vocês chamam de falta de prosperidade nesta vida não está ligada a uma na existência espiritual? 

‘Como pode ser próspero para a minha existência espiritual acontecer o que não quero hoje’, vocês me diriam. Eu diria que sim. Como responde o Espírito da Verdade, só aqueles que estão bitolados pelo pensamento humano conseguem ver sofrimento nas contrariedades. Esses vivem determinadas coisas como sofredoras, mas será que elas são mesmo assim quando se foca na existência eterna?

Segundo o mentor do espiritismo, não. Ele diz que o ser quando liberto desta bitola vê as coisas de uma forma diferente. Por isso afirmo que é justo se pensar que a falta de prosperidade na vida humana pode ser o resultado de uma na vida espiritual. 

Não estou dizendo que é, mas sim que pode ser. A minha função não é colocar o pingo nos ‘i’, mas sim dúvidas com relação às coisas para que não acreditem no que a mente de vocês diz agora. 

Então, veja, você reclama de falta de prosperidade espiritual como resultado do seu trabalho de agora por não conseguir coisas materiais, mas será que essa carência não é uma prosperidade espiritual? Eu digo e o Espírito da Verdade também diz que sim. Ele afirma que só aqueles que estão presos às ideias carnais é que acham que deveriam ter nesta vida tudo o que querem, que imaginam que merecem ser contemplados. 

Eis aí, portanto, um começo de caminho. Você sofre porque não vê prosperidade? Liberte-se de achar que aquilo é falta de prosperidade. Pode ser, pode não ser: você não tem certeza de nada. 

Você não sabe a repercussão da sua vivência no mundo espiritual do acontecimento que não gosta, que não quer. Você não sabe se por este motivo está sendo próspero no mundo espiritual, aquele ao qual retornará certamente um dia. 

No entanto, se você não sabe que era espírito, ou seja, imagina que nasceu humano e que posteriormente se transformará em um espírito, neste caso acho justo querer a prosperidade agora. Mas, se pensa de uma forma diferente, se acha que era um ser universal e que neste momento está apenas encarnado e que voltará à sua condição anterior, pense no que falei.

Pense em onde reside a sua prosperidade. Pense no que é próspero para você.

DESEJAR COISAS MATERIAIS - 2/2

• É ilícito se querer bens materiais?

Só que além disso, essa pessoa ainda me fala mais. Dentro do seu desabafo por não conseguir coisas materiais, ela me pergunta: é ilícito se querer bens materiais. Eu diria que não, que não é ilícito se desejar essas coisas. Na verdade o ilícito não é querer bens materiais ou espirituais, mas apenas querer. 

Como já falei diversas vezes, o problema não é se ter desejo, mas deseja-lo. Agora estou falando que viver o querer bens materiais ou espirituais querendo, convicto de que aquele bem é importante, que é necessário para você, é ilícito. O problema é imaginar que não dá para se viver sem alguma coisa. Eu acho que dá para um ser humanizado viver sem o que quer ter, pois ele está vivo e não tem o que sonha possuir.


Portanto, não é ilícito se querer, sonhar, situações que hoje não tem. Sonhe, queira, mas não viva este querer. Viva o desejo de ter, mas saiba que ainda não tem e que por isso este querer está preso apenas ao mundo das probabilidades. 


Você me fala que gostaria de morar em outro lugar. Acha que isso seria a oitava maravilha do mundo. Será que realmente é tudo isso? Será que realmente sair de onde está seria muito bom? Não sei. 


Imagine que tenha conseguido sair de onde está e ido para outro lugar. Se esta casa que morasse agora fosse assaltada? Se fosse para uma casa num rua onde houvessem enchentes? Se morasse num lugar onde as coisas básicas não funcionassem? 


Outra coisa que você me diz é que imagina que viver sozinho é melhor. Será que é mesmo? Você acha que um dia conseguirá viver sem depender de alguém por perto? Acho que não. Ninguém é capaz de existir sozinho: sempre terá necessidades de alguém que faça alguma cosia que ele não sabe fazer.


Portanto, repare nas cosias que deseja. Veja que se tratam de sonhos malucos, sem base, sem chão para se apoiarem. Na verdade é simples a vontade de ter algo diferente do que possui agora, pois não se contenta com o que tem. Repare que não há nenhuma certeza de prosperidade se conseguir o que quer. 


A ideia de que será próspero se conseguir o que quer é, portanto, apenas um delírio da sua mente que quer lhe manter preso à sua humanidade atual. Trata-se de uma ideia louca, um devaneio.


Não, não é ilícito se desejar coisas materiais. O ilícito é se subordinar aos desejos da mente. É imaginar que precisa disso, daquilo ou daquilo outro para ser feliz. É imaginar que se obtiver isso ou aquilo será feliz. Essas coisas são ilícitas, não o desejar em si mesmo. 


Porque é assim? Porque como já dissemos no início do nosso trabalho, cada momento da existência de um ser humanizado é desenhado por Deus com tudo o que ele precisa para alcançar a elevação espiritual. É esse fato que causa a ilicitude de viver o desejo que a mente cria. 


Para combater isso, o caminho é o que conversamos. Repare os riscos de não alcançar o que espera. Tendo essa consciência, liberte-se da ideia de que a vida será melhor se conseguir isso ou aquilo. 


Outra coisa que essa pessoa me pergunta é se ela não tem o direito de ter aquilo com que sonha. Eu digo que sim, que ela tem esse direito, se imagina isso. Agora, pergunto: será que ter essas coisas será o melhor para ela?


Paulo diz: você pode fazer tudo o que quiser, mas nem tudo que fizer é o melhor para você. Vocês se deixam levar pelas suas mentes que criam ideias de coisas, objetos, pessoas ou acontecimentos, que elas afirmam ser o melhor para vocês. Só que quando fazem isso, não veem que estão abandonando o melhor que Deus escolheu para vocês. É isso que torna ilícito viver o sonho de ter o que não se tem e não o próprio desejo.


Respondendo agora esta questão, afirmo que querer qualquer um pode, mas saiba de uma coisa: enquanto o que quiser não for o melhor para a sua existência eterna, Deus não lhe dará. É fundamentado na entrega com confiança nesta ideia que o ser deve combater toda a ilusão, toda a síndrome de princesa que as mentes criam. 


Enquanto se deixarem levar pela ideia de que o que é desejado é o melhor, vocês continuarão sofrendo. 


Com as graças de Deus. Espero ter respondido toda a questão.


Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.