quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Necessidade de conhecer-se

Participante: no início de nossa conversa o senhor falou que devemos nos conhecer. Se formos um a cada momento, não viveremos uma hipocrisia sabendo que somos nós? 

O conhece a ti mesmo é interessante. Isso porque ele não envolve um saber quem é você. Conhecer a si mesmo é identificar quem você está naquele momento por conta do fato de estar sonhando, ou seja, estar preso à realidade criada pela mente, e não saber exatamente quem é você. É saber quem a mente está lhe dizendo que é e não ser aquilo.

Não importa o que a mente diga sobre quem é você como fruto da sua busca de conhecer-se, não acredite nisso, já que qualquer resposta a essa busca será mais um personagem criado dentro do sonho e não a sua realidade. Na verdade o conhece a ti mesmo deve lhe levar apenas a identificação do personagem que a mente está criando dentro do sonho. Identificando este personagem, você pode saber que ele não é você. Como? Dizendo para si mesmo que você não é aquilo. Mas, para isso é preciso fazer o trabalho do conhece a ti mesmo sem querer chegar a resposta alguma.

Saiba de uma coisa: o trabalho do conhece a ti mesmo como instrumento do despertar não pode ser realizado no atacado, ou seja, chegar a uma conclusão global sobre você mesmo. Ele precisa ser feito no varejo: a cada momento.

Já que em cada acontecimento que a mente cria ela lhe confere uma personalidade, um eu, é preciso que constantemente você esteja se questionando quem está imaginando ser para poder libertar-se da ideia de ser aquele personagem. A cada momento é preciso tentar identificar quem a mente diz que você está porque assim poderá identificar qual o personagem criado pela mente ela está afirmando ser você. Conhecer quem a mente está afirmando que você é não para se conhecer, mas para identificar o personagem e aí poder desvincular-se do sonho. 

Este é o verdadeiro conhece a ti mesmo. Ele existe quando você reconhece que não se conhece, mesmo que a mente diz que você é determinado personagem no sonho. Quando busca a cada momento reconhecer quem se é sem identificar-se a quem a mente está dizendo que é, você pode deixar de vivenciar a hipocrisia que está sendo criada naquele momento. Só assim conseguirá sair realmente do sonho.

A hipocrisia que a mente cria tem múltiplas facetas. Como já disse, ela não se prende apenas ao errado, mas também ao certo que mente cria. Fazendo o trabalho do conhece a ti mesmo no varejo conseguirá ver a hipocrisia que está gritante, mas também conseguirá se libertar da hipocrisia de deixar de ser hipócrita quando a mente criar a ideia de que deixou de ser.

Tudo que lhe vem a razão é criado pela mente, mesmo a consciência de ter despertado. Sendo assim, quando há em você uma consciência de ter acordado, ainda estará dormindo. Este eu desperto que imagina ser é apenas uma criação da mente e não um estado seu.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.