quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Despertar

Agora alguém me fala que quando teve acesso aos ensinamentos que trazemos, aconteceu nele um desejo de coloca-los em prática. Houve uma vontade de viver a liberdade que pregamos. Só que momentos depois o ego começou a trabalhar contra desestimulando-o na continuação da realização do trabalho. A partir destas considerações essa pessoa me pergunta se isso é normal ou se nossos ensinamentos na vida dela são apenas uma passagem para um lugar onde se encontrará plenamente. Vou responder a esta questão.

Começarei minha resposta pela última palavra que você coloca na sua pergunta: plenamente ... Não existe nada neste mundo pleno, algo que vá ser vivido cem por cento do tempo. Imaginar que isso pode acontecer é utopia.

Essa utopia é criada pela ideia de que você pensa, que age, que sabe e faz o que quer na hora que desejar. Como vocês imaginam que possuem o livre arbítrio de serem estarem e fazerem o que querem, acham que só porque achou melhor colocar em prática os ensinamentos todos os momentos estará estimulado a viver desse jeito. Como disse, isso é utópico. 

Não. Não é você que pensa, que faz, mas sim a mente. Ela, como já conversamos, possui uma lógica ilógica dentro dos padrões humanos. A lógica mental não segue o que vocês humanos acham que ela segue. 

Nesse caso, por exemplo, se ela achou bom alguma coisa, imaginam que ela deveria lhes estimular a praticar aquilo o tempo inteiro. Isso é lógico, é natural, mas ela não possui esta lógica. Ela não segue esse padrão. Porque? Porque ela não está aqui para ser lógica. 

A mente está aqui para arrumar, organizar, gerar e criar situações para que o ser humanizado tenha suas provas. Se ela tivesse essa lógica que quer, não lhe daria o que pediu antes de encarnar. 

Portanto, não espere que a mente vá lhe ajudar a fazer este trabalho. Não espere que ela seguirá o que diz que aprendeu. Ela não funcionará assim, pois não possui esta lógica.

Se alguma coisa lhe fez bem, lhe trouxe paz e harmonia e começou a viver livre dos conceitos humanos, ela não se manterá firme nesse padrão. Pelo contrário, ela começará a lhe desestimular a viver dessa forma, pois se não fizer isso, não terá a sua prova. 

Esse é o detalhe que todo aquele que quer ser feliz conhece. Ele sabe que não pode confiar na mente.
Não confia quando ela estimula a colocar em prática os ensinamentos, como também não confia quando lhe desestimula. Ele sempre duvida do que a mente fala, está sempre neutro aquilo que ela propõe. 

É dessa consciência que nasce o poder para ser feliz. Se você acha que irá extrair este poder do que a sua personalidade humana faz e propõe, desculpe, mas nada conseguirá. Terá que ir além dela, extrapolar a sua lógica, viver liberto do que ela propõe. Sem isso não conseguirá ser feliz nunca. Esse é o primeiro detalhe que queria usar para lhe responder.

Quanto à questão se junto a nós é o seu ponto final ou se é apenas um estágio da caminhada, ninguém pode responder isso. Como vocês mesmo dizem, o futuro a Deus pertence e por isso ninguém conseguirá saber seu futuro, muito menos eu. 

Vocês acreditam que o espirito liberto da materialidade pode saber de tudo, mas essa consciência é falsa. Como está em O Livro dos Espíritos, o ser universal só tem acesso àquilo que é necessário para o seu trabalho daquele momento. Ponto final.

Portanto, a resposta que quer, ninguém tem. Nem eu ... 

Agora, o que lhe interessa saber isso? Se respondo que aqui é apenas um lugar de passagem para continuar a sua jornada em outro, sabe o que lhe provocaria? Ansiedade. ‘Então, ainda não cheguei? O que falta saber? Preciso continuar caminhando, buscando’. Acabei com sua paz ...

Se lhe respondo que aqui é o seu ponto final, sabe o que lhe causo? Comodismo. Com a minha resposta se acomodará achando que já chegou onde tinha que chegar e irá parar de caminhar. 

A vida é uma eterna caminhada. Seja no mesmo lugar ou para frente, o tempo inteiro você tem que estar caminhando. 

Portanto, além de me declarar incompetente par responder esta questão, lhe aconselho: esqueça isso. Viva o agora, o presente, o momento que está tendo. 

Neste momento você está aqui, está se interessando por aquilo que falamos? Viva isso, curta isso, sem se preocupar se é apenas uma parada ou o ponto final. Se amanhã sair daqui, nos esqueça e vá viver o que tiver lá. Agora não se preocupe com isso porque senão ainda não terá chegado lá e nem estará aqui. 

Com a sua pergunta, então, acabamos matando dois coelhos com uma cajadada só. Primeiro falamos sobre a questão de não se deixar levar pela mente, não achar que ela será um guia infalível para lhe levar à felicidade, que a sua lógica serve para colocar a seta na sua caminhada. Em segundo lugar lhe orientamos para que viva o agora sem se perturbar se ele é o ponto final ou apenas uma etapa da sua caminhada. 

Seja feliz agora. Para isso, além de tudo o que já ouviu de nós, não se deixe ser guiado pela razão. Aliás, este é um conselho do Espírito da Verdade.

Que a paz de Deus esteja com você.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.