sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vida religiosa

Aliás, a questão dos subsistemas formados a partir das características do sistema humano de vida é muito importante de ser entendida, já que vocês possuem um subsistema ‘vida religiosa’. Cristo ensinou: meu jugo é leve, ou seja, eu não crio obrigações, necessidades. Mas, vocês lidam com os ensinamentos que os mestres trouxeram como um código de normas que todos precisam seguir e geram a partir deles necessidades e obrigações para si e para os outros. Ou seja, transformam um ensinamento que deve libertar os seres de um rígido sistema normativo numa norma que gera obrigações e necessidades.

Na Carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo afirma: o homem não é aceito pelo cumprimento da lei, mas pela sua fé. Para justificar sua informação cita o caso de Abraão que guiado por Deus estava disposto a matar seu filho único, mesmo isso sendo contra a lei. A fé, a entrega com confiança, supera a subordinação a qualquer código normativo, pois ela é a expressão do amor a Deus acima de todas as coisas. 

Portanto, mesmo que um ser aja em desacordo com um código normativo, se ele participar desta ação entregando-se ao Senhor, isto será muito mais útil à elevação espiritual do que aquele que deixa de fazer qualquer coisa porque existe uma norma que diz que aquilo não deve ser feito. A ação do primeiro foi mais importante para a questão da elevação espiritual porque ele viveu a liberdade que todos os seres têm; já o segundo, perdeu neste sentido porque se submeteu a uma obrigação gerada por uma lei. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.