sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Busca da elevação espiritual

As oportunidades para o trabalho da busca da elevação espiritual estão aí disponíveis a cada momento da sua vida, mas para aproveitá-las é preciso que você se concentre em realizar-se espiritualmente. Como concentrar-se nisso se você ainda se acha humano e por isso aceita as obrigações, objetivos e compreensões de todo ser humano?

Sobre este assunto tem uma história de Chico Xavier muito interessante.

Conta o médium que havia um médico numa cidade do interior que foi chamado diversas vezes pelo dono de um centro espírita para ajudar o próximo atendendo-os gratuitamente. O médico resistia sempre alegando que precisava do dinheiro que recebia a cada consulta para sustentar sua família. No entanto, depois de algum tempo de insistência do dono do centro o médico cedeu, mas impôs uma condição: só vou atender às terças-feiras das nove ao meio dia.

Prometido e cumprido. Durante muitos anos este médico atendeu aos pacientes indicados pelo centro de forma gratuita às terças-feiras das nove ao meio dia. Se por acaso um paciente chegasse antes ou depois deste horário ele negava atendimento e pedia que voltasse daí a uma semana. 

Dentro da lógica humana o médico estava certo. Ele fazia a sua parte na caridade e ao mesmo tempo mantinha o seu próprio sustento. Na lógica humana, mas na espiritual não...
Um dia este médico morre. Quando se vê do outro lado imagina que será recebido com flores por todos os anos de trabalho caridoso que fez. Dirigiu-se à entrada do céu e quando lá chegou foi recebido por um anjo. Identificando-se esperou ser rapidamente introduzido no recinto dos espíritos elevados, mas o anjo barrou a sua entrada explicando: para quem viveu como o senhor há outro portão. Indicou o caminho e pediu que o médico fosse para lá.

Ao chegar ao portão indicado o médico viu uma grande multidão esperando para entrar. Conformado aguardou que o portão fosse aberto. Depois de algum tempo isso aconteceu e paulatinamente os espíritos foram entrando. No entanto, quando chegou a hora dele entrar, o portão se fechou.

Confuso, o médico se apresentou a um anjo dizendo tudo o que havia feito de bom na vida e pediu para ser ingressado no local. O anjo, então, lhe disse que não se preocupasse, pois assim que o portão se abrisse novamente ele entraria. O médico então lhe perguntou quando o portão seria aberto novamente. O anjo lhe respondeu: na próxima terça, entre nove e meio dia...

Esse é o grande problema de quem pratica os ensinamentos espirituais sem alterar a visão que tem de si mesmo: realiza as coisas mantendo vivas as obrigações, objetivos e compreensões humanas. Ele acha que fez alguma coisa por sua existência eterna, mas nada fez... 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.