segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O que é fé?

Por definição, fé é entrega com confiança a alguma coisa. É naquilo que você se entrega de uma forma confiante que exerce a sua fé. Esta coisa pode ser um elemento material ou espiritual. No entanto, não é o local que esta coisa está que caracteriza uma ou outra fé, mas sim a intencionalidade com a qual se entrega àquele elemento. Vamos entender isso...

No caso do médium que trabalha com a atividade de cura nos centros espíritas, onde está a sua fé, ou seja, a que ele se entrega com confiança? Em si mesmo. Se ele acredita que é capaz de fazer a cura, tem fé apenas em si mesmo e não em Deus ou nos trabalhadores espirituais. Este tipo de fé lhe leva a conquistar alguma coisa no mundo espiritual, lhe faz merecer algo como Cristo disse que aquela mulher passou a merecer? Acho que não...

A fé a que Cristo se referiu à mulher foi a sua entrega com confiança a Deus. É ela que gerou àquela mulher o merecimento de receber a cura. Mesmo que o fim do seu mal seja algo material, a fé que aquela mulher teve estava no mundo espiritual e não no material.

Se esta cura acontece porque houve a presença de um elemento material (no caso que estamos conversando o médium e no de Cristo sua bata) há nestes alguma importância? Não, porque como Cristo disse também, Deus dá a cada um segundo suas obras. Sendo assim, se alguém merecer alguma coisa Deus terá sempre que dar. 

Se a cura for o resultado do merecimento ela será dada, tendo ou não um médium ou a bata de Cristo disponível. Se isso não acontecesse a máxima de Cristo estaria errada. O problema é que aquele que se considera o autor do acontecimento altera esta máxima para: Deus dá a cada um segundo as suas obras e de acordo com a disponibilidade de médiuns para fazê-lo.

Dando crença apenas à máxima original de Deus teremos, então, que entender que a cura pode se dar em qualquer lugar e a qualquer momento, havendo ou não médium disponível para isso. Sendo isso verdade, porque, então, há centros espíritas e médiuns específicos para este trabalho? Para que a provação dos espíritos aconteça...

Sempre que algum ser humano busca um médium há sempre a provação da fé de cada um. Do ser humano que busca a cura para ver se ele confia em Deus e mantém-se equânime sendo curado ou não; do médium, para ver se ele confia em Deus e no mundo espiritual ou confia em si mesmo. 

Neste momento, foi juntada a fome com a vontade de comer. A prova de fé de um se comunica com a do outro e juntos os dois têm uma oportunidade de elevação espiritual. Mas, para isso é importante que se tenha em mente o que pode ser realizado neste momento.

Tudo que faz parte da sua vida participa de uma provação de fé. No caso da umbanda, por exemplo, há as guias, as velas, as imagens e outros elementos que são usados para o teste da fé de cada ser humanizado. O culto que se faz às imagens em determinadas crenças faz parte desta provação de fé.

Quem acredita que precisa se ajoelhar frente a uma imagem para receber alguma coisa tem fé em Deus? Quem se ajoelha na frente da imagem tem fé nela e não no Pai. Apesar de a imagem representar elementos espirituais (o santo que representa) a sua fé está na materialidade, ou seja, na crença que se ajoelhar em frente de uma imagem e pedir basta para receber.

Mesmo que você diga que não se ajoelha na frente da imagem, mas sim no santo que ela representa isso não muda a sua fé. Isso porque esta fé não tem nada a ver com a união amorosa com Deus.

Todos nós devemos respeito aos nossos irmãos espirituais, estejam ele em que nível de evolução estiverem, mas adoração devemos só a Deus. Aquele que tem fé em espíritos, mesmo que esses sejam chamados de mentores, guias ou santos, não vivem a relação amorosa com Deus, mas com estes espíritos.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.