quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O que é Umbral?

O umbral não é um lugar, pois como já dissemos no Universo não existem lugares circunspectos, e nem nele existem torturas físicas. O que existe lá são as mesmas provações morais que existem aqui: o desejar e não conseguir ter. O umbral, portanto, é um estado de espírito do ser universal resultante do seu desejo de alcançar alguma coisa e não conseguir.

Retirando-se, portanto, a característica mística que separa um lugar para aqueles que durante a encarnação optam pelo bem e outro para os do mal, chegamos à conclusão que a penalidade espiritual é moral e é aplicada a todos aqueles que ainda desejam alcançar conquistas. A partir disso podemos chegar a uma grande realidade sobre o mundo em que vocês viverão após o desencarne se não libertarem-se da humanidade: todo ele é o inferno...

Quando falei do mundo dos devas, aquele para onde vão todos os que saem da encarnação apegados às coisas humanas, vocês, por conta do misticismo que vivem, acreditaram que lá existe um lugar para os seres bons (a cidade espiritual) no sentido humano da palavra e outro para os maus, o umbral, mas isso não é real. Todo o mundo dos devas é o lugar onde vivem os espíritos, que saindo da carne, ainda possuam desejos que precisam ser contemplados. Portanto, ele todo é o umbral...

Repare nas informações da literatura espiritual. Nas cidades espirituais não existem mães que ainda sofrem por conta dos filhos que deixaram na Terra? Não há aqueles que se angustiam buscando alcançar a elevação espiritual? Estas são angústias morais e se os que ali vivem ainda a sentem, mesmo imaginando que estão nas cidades espirituais, habitam o umbral. 

Na verdade, não existem as cidades espirituais e o umbral isoladamente. Todas as coisas que parecem existir tanto num como noutro lugar são apenas cenários de um palco. O palco é o mundo dos devas, o lugar único que existe para receber aqueles que ainda saem da carne presos à influência dos sistemas humanos. O cenário é apenas uma projeção da crença mística de cada um. 

Eis aí a realidade do mundo espiritual. Existe apenas um mundo para onde vão todos aqueles que saem apegados à influência carnal: o dos devas. Nele, os que se culpam, vivem em cenários desenhados com escuridão e lodo lamentando-se e sofrendo por não terem o que querem. Aqueles que imaginam que agiram certo durante a vida carnal, viverão num cenário que seja compatível com a crença mística sobre o local de vivência do gozo de seu procedimento quando na carne, mas aí, por conta do seu apego aos anseios humanos, ainda se lamentarão e sofrerão. Os dois, no entanto, apesar de aparentemente em locais diferentes, estarão cumprindo a sua pena por não terem se desligado dos sistemas humanos. 

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.