sexta-feira, 14 de novembro de 2014

"Bendito os pobres de espírito

Pobre é aquele que passa necessidades porque tem poucas posses. Se a frase é "bendito os pobres de espírito", podemos, com o conhecimento do significado do que é ser pobre, afirmar que o ensinamento de Jesus quer dizer: bendito o espírito que tem pouca posse. Mas, qual a posse de um espírito?

As posses de um espírito são os seus sentimentos, a energia, A única coisa que o espírito possui são os sentimentos que ele nutre. Assim, a frase de Jesus já passou a ser entendida da seguinte forma: "bem-aventurados" os que têm pouca posse de sentimentos porque deles será o Reino dos Céus.

A "pouca posse" de sentimento que um espírito deve ter para viver no Reino dos Céus não deve ser medido em volume de sentimentos, mas na qualidade destes. 

O espírito deve possuir um único sentimento em toda a sua existência: o AMOR. Este sentimento é formado pela junção de três outros: alegria, compaixão e igualdade. Portanto, quem tem só três sentimentos é "pobre", possui poucos sentimentos, pois existem muitos outros no universo.

É preciso ter só o amor e não outros sentimentos, como a raiva, a soberba, a desonestidade. É do AMOR que vem os outros sentimentos: a honestidade, humildade, carinho, amizade, etc. Todos estes sentimentos originam-se do AMOR e necessitam dele para existir. 

Vamos, então, entender o que Jesus realmente falou: 

"benditos aqueles que só têm o amor, porque deles será o Reino dos Céus".
Só o AMOR deve ser a posse do espírito. Só aquele que tem exclusivamente AMOR dentro de si pode viver no Reino do Céu!

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.