sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Trabalho x Espiritualidade

Quem vive como ser humano vivencia os acontecimentos da vida com determinados objetivos, obrigações compreensões. Quem vive como espírito encarnado, passa a viver outras coisas neste momento. 

Quem vivencia os acontecimentos da vida imaginando-se um ser humano carrega muitas obrigações que precisam realizar. Como podem ter tempo para buscar as coisas do espírito se estão sobrecarregados com as obrigações humanas?


Acreditando ser um ser humano você se fixa em cumprir as obrigações inerentes a este tipo de vivência e por isso não encontra tempo para dedicar-se às coisas do espírito. 


Participante: mas, se estamos encarnados precisamos realizar as coisas materiais também, não?

Sim, mas há uma diferença na vivência das coisas materiais entre aquele que pratica a doutrina espírita ou espiritualista e o que não a segue. Os dois vivem os mesmos acontecimentos, mas um participa de cada momento atento a objetivos diferentes. Quem vive como ser humano está atento aos objetivos materiais; quem sabe que é espírito com os espirituais. Vou dar um exemplo para você entender.

Agora a pouco falamos do ensinamento de Cristo que afirma que você não deve jurar por nada. Quando falamos disso dissemos que deve responder a um questionamento se irá a determinado lugar com a resposta ‘se Deus quiser’. Responder assim não é uma questão de se praticar ou não o ensinamento, pois esta é uma frase comum entre os seres humanos. Para praticá-lo há algo mais que precisa ser vivenciado...


Aquele que não conhece o ensinamento vive o momento de falar ‘se Deus quiser’ apenas como palavras soltas. Apesar de dizer que irá se Deus quiser, ele ainda acha que o ir depende exclusivamente dele e não de Deus. Por isso olvidará todos os esforços para ir. Este, apesar da resposta, se comprometeu com o ir. Já aquele que pratica o ensinamento, vive aquilo que disse. Ou seja, ele sabe que a realização do que disse não depende mais dele, mas sim de Deus. Mesmo os dois tendo proferido a mesma frase, o primeiro imagina que está em seu poder ir; já o segundo sabe que a ida acontecerá se Deus assim o fizer agir. 


Esta é a mudança que este ensinamento traz. O fato de ir ou não passa a ser secundário. Tanto um quanto o outro poderão ir ou não, pois o ir não depende de você, não é mesmo? Quantas vezes já se comprometeram em ir a algum lugar que desejavam muito e não conseguiram chegar lá? Quantas vezes já saíram de casa crentes que iam chegar onde planejavam e no meio do caminho alguma coisa mudou o destino? Pois é, você realmente só irá quando Deus quiser...


Outro exemplo clássico da diferença entre viver a vida humanamente ou espiritualmente está na atividade profissional de vocês. Como que objetivo exercem suas profissões? Para ganhar dinheiro e se sustentarem. Qual é o objetivo primário ao se exercer qualquer atividade humana? Cristo ensinou: “entre vocês o mais importante é aquele que serve”. Portanto, para ser seguidor da doutrina deste mestre seu objetivo ao exercer sua profissão deveria ser servir o outro e não ganhar o seu sustento.


Veja a prática do que estou falando. Não é por causa da vivência dos ensinamentos espirituais que o espírita ou espiritualista deve abandonar seu emprego. Ele deve tê-lo, até porque quando falamos de caridade o Espírito da Verdade disse: “uma sociedade que se baseia na lei de Deus e na justiça deve prover à vida do fraco sem que haja para ele a humilhação”. Agora, quando se vivencia este momento ele pode ser executado o objetivo de ganhar o sustento ou servir ao próximo. Neste caso, o sustento não é mais objetivo, mas sim consequência do serviço aos outros. 


Olhe a consequência de uma ou outra vivência. Enquanto você está trabalhando pelo seu dinheiro imaginará que precisa de aumento e viverá um grande aborrecimento se não o tiver. Com isso deixa de viver tanto a felicidade espiritual quanto a material. Agora, se concentrar-se apenas em servir ao próximo, seja de que modo for, se dedicará a isso e estará sempre feliz apenas por atendê-lo.


Portanto, aquele que alcança a prática dos ensinamentos vive a mesma vida daquele que não faz isso, mas se realiza pelo conseguir praticar o seu objetivo. Mas, como viver este objetivo se você ainda se imagina um ser que nasceu em determinado dia, que passou por todo um processo de evolução, que estudou e é um profissional que deve ser bem remunerado?


Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.