segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sobre a vida do espírito

Vamos continuar ainda sobre a vida do espírito.

Ora, o ser é eterno e imutável, mas ilusoriamente não se vê assim. Imagina que é o ser humano que está vivendo. Por exemplo: você pensa que é o humano que está vivendo, por isso imagina que nasceu em determinado dia, filho de dois outros seres. Usando o exemplo que foi falado, são atores que confundem a eles mesmos com os personagens que vivem. 

Por isso posso dizer, apesar da imutabilidade do ser, ou seja, apesar de ser eternamente puro e igual aos outros espíritos, há distinção entre os seres. Vamos ver isso com muita calma para não nos enrolarmos. 

Na realidade todos os espírito são eternamente puros e iguais em pureza entre si. Apenas as ilusões que vivencia sobre si mesmo são diferentes em grau de pureza. Alguns possuem ilusões mais fundamentadas no respeito a Deus e outros não. Acontece que essas ideias são só ilusões e por isso não existem. 

É por isso que digo o seguinte: existe uma escala ilusória do grau de ilusão do espírito a respeito da sua pureza. Não pode haver escala que classifique o que é rela e imutável, o espírito, mas pode haver uma escala que escalone a ilusão, já que ela é diferente entre todos os seres. 

Compliquei? Vamos tentar descomplicar. 

Cito a escala evolucionária do espírito como está em O Livro dos Espíritos. Ali existem espírito mais adiantados e outros menos. Essa escala quer classificar o que é imutável, o ser. Por isso não pode se real. Aliás, ela é uma criação de Kardec e não um ensinamento do Espírito da Verdade. 

Na verdade não é o ser que é mais ou menos adiantado, mas a ilusão que vive a respeito de si mesmo. Adiantado no que? Na provação do trato com o seu conhecimento espiritual. 

Participante: essa distinção deve ser sobre o que carrega por dentro, sentimentalmente, não é?

Sobre a capacidade de acreditar como real a ilusão. Vou só usar um exemplo. O espírito mais atrasado é aquele que acredita mais nas coisas materiais do que no espiritual, no átimo. O mais adiantado é aquele que acredita mais no absoluto e menos no relativo. Esses dois seres em essência são iguais, mas possuem ideias, que são ilusões, diferenciadas. 

As ilusões podem ser colocadas em escala, mas o espírito não. Todo ser é igual, mas vivem ilusões diferentes. Como o ser é único, apesar de existir em todos de forma igual, as ilusões que vivem também são únicas. Ou seja, não existem dois espíritos que possuem na sua consciência primária iludida com relação ao trato com o conhecimento espiritual de uma forma igual.

O assunto é complicado mesmo. Por isso vou tentar explicar novamente. Apesar de todos os espíritos serem puros e únicos, não tratam o seu conhecimento espiritual da mesma forma. Por isso, quando estudamos O Livro dos Espíritos me recusei a estudar a escala que ali está. Fiz isso porque ela trata diferentes níveis de uma forma igual. Coloca parâmetros macros para poder juntar em grupos espíritos que possuem ilusões diferentes entre si. 

Isso não existe. No universo cada espírito possui uma forma de tratar com o seu conhecimento espiritual, com o conhecimento sobre a matéria e sobre Deus e sua ação. Por isso posso dizer que a escala espiritual existe, mas é muito diferente daquilo que imaginam. 

Por favor, se tiverem à mão peguem um papel e um lápis para fazermos um desenho com a finalidade de entenderem a escala espiritual. 

Se a escala espiritual é gerada pelo trato com as coisas espirituais, pelo trato com a ascensão moral de Deus, posso dizer que o Pai está num patamar e todos os seres estão em outro. Por isso, vamos desenhar uma escala da seguinte forma. 

Faça uma linha horizontal. Observe-a. Na verdade aí não existe uma linha, mas diversos pontos. É a sua visão macro que só vê a linha, mas ela é composta por diversos pontos. 

Cada ponto dessa linha é um espírito. Isso está de acordo com o que falamos antes: todos os seres no mesmo nível, por serem iguais. Não há nenhum melhor nem pior do que o outro. Todos iguais fundindo-se para criar a unidade universo que no seu desenho é representada pela linha. 

Agora, acima dessa linha, em qualquer lugar, faça um pontinho. Este ponto é Deus, pois como ensina O Livro dos Espíritos, no universo existe o espírito, a matéria e acima de tudo Deus. 

Analisando a figura que tem na sua frente verá que os pontos da linha, apesar de estarem no mesmo patamar, na mesma linha, estão em localizações diferenciadas com relação ao ponto superior. Alguns estão nos extremos; estes estão mais afastados do ponto. Outros mais ao centro e por isso mais perto de Deus. Isso dá as duas condições que estabelecemos: todos são iguais na sua realidade, mas estão diferentes de acordo com o trato com a ascensão moral de Deus.

Aí está a escala espiritual. O ponto superior é Deus e os inferiores são cada espírito do universo. Esses pontos são iguais entre si, pois estão na mesma linha, mas cada um possui uma diferença entre ele e o Pai. 

Só mais um detalhe. O que caracteriza essa diferença não é a qualidade nem a característica do ser, mas sim o trato que se tem no relacionamento entre si e Deus. Os que estão mais afastados do Pai são aqueles que tratam com Deus com maior distância. Aqueles estão mais pertos do ponto superior tratam com o Pai com maior intimidade, pois sabem tratar o seu conhecimento espiritual de uma forma universal; Já os mais afastados estão tratando esse conhecimento acreditando na ilusão egoísta criada pelo ego.

Resumindo a vida do espírito, podemos dizer que o ser nasce simples e ignorante. Primeiro vai buscar o conhecimento espiritual, que é o conhecimento da matéria universal, e sobre Deus e sua ação. A partir do momento que o adquire, começa a realizar provações a respeito do seu trato com este conhecimento. Quanto mais ele trata de uma forma universal, mais se aproxima de Deus; quanto menos trata, mais se afasta. Mas, essa diferenciação entre o espírito e o Senhor é ilusória e por isso não altera a sua essência. Por isso continua sempre puro, eternamente puro.
 
Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.