segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Existência do Espírito

Ainda falando sobre o processo que caracteriza a existência do espírito, poderia dizer primeiro que ele não fere nada do que falamos anteriormente, ou seja, o processo não acaba com a imutabilidade do espírito e nem com a estabilidade do universo. Isso porque todo processo existe apenas no mundo ilusório, no mundo das ideias e não na realidade espiritual. Por isso não afeta em nada a realidade do universo e nem a consciência primária do espírito. Esse é o primeiro detalhe.

O segundo, muito importante, que precisamos ter em mente. O espírito tem uma única existência: a espiritual, que não é interrompida em momento algum. 

Alguns têm a ideia de que a encarnação não faz parte da existência espiritual. Acham que o espírito vive uma vida espiritual, para de vive-la e começa a viver uma material e depois daquilo que se chama desencarne, volta a viver uma vida espiritual. Isso é lenda, isso é mito é ilusão.

Porque? Porque as existências materiais são ilusões que o ser está tendo enquanto está vivendo a sua existência espiritual eterna. Você espírito não está encarnado hoje. Está vivendo a sua existência espiritual neste momento, tendo, lá, a existência de estar aqui, de estar encarnado. 

Isso é muito importante ter em mente, pois se trabalharmos duas vidas, teremos que imaginar que existam duas realidades reais e teremos que criar tipos de vida para as duas. A partir do momento que só existe uma única existência que é eterna e não interrompida, imutável, tem que se viver da mesma forma o tempo inteiro, estando lá ou cá. Tem que tratar com aquilo que foi conhecido e a ascensão moral de Deus da mesma forma o tempo inteiro. 

Me lembro que numa de nossas conversas uma pessoa me disse como ficaria sua família se ele buscasse o nada, já que é o esteio dela. Mas, no mundo espiritual não existe família e quem sustenta todos é Deus. Essa ideia humana só é aceita por aqueles que se dizem espiritualistas porque acreditam que a existência humana é uma etapa separada de vivência do espírito. Mas isso não é real. O espírito está existindo na sua existência eterna e durante ela está tendo a ideia de estar vivendo como humano.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.