quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O espírito já conheceu as coisas do universo

O espírito já conheceu as coisas do universo e sabe como funciona. A esse período da sua existência chamamos de evolução cultural. O espírito avança culturalmente sobre a realidade do universo nessa primeira etapa. Quando a acaba, passará, então, por um processo de avanço moral. 

Esta é a segunda etapa. Primeiro aprendeu, depois tem que ver como irá trabalhar as informações que recebeu. Trabalhar dentro de si, na sua personalidade. 

Esse é um processo descrito na Gênesis bíblica como a afirmação de Deus que diz: você pode comer de todas as coisas do paraíso, menos o fruto da árvore que fica no centro. 

“Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore, pois no dia em que você comer, certamente morrerá” (Gênesis, capítulo 2, versículos 16 e 17). 

O fruto da árvore do conhecimento é o saber. Sempre que se come, acredita, engole, um conhecimento, se adquire um saber um achar que sabe. Como este saber é sempre considerado positivo por quem acredita nele, é o instrumento usado para separar o bem do mal. 

Essa é a etapa inicial de todos os espíritos. Eles adquirem uma cultura e depois precisam provar que sabem lidar com ela. Provar que sabem tê-las, sem usá-las para separar o bem do mal. 

Porque é preciso esta prova? Porque dentro do avanço cultural o ser ainda aprende uma outra coisa: a ascensão moral de Deus e o seu atributo de ser a Causa Primária de todas as coisas, que existe justamente por conta da ascensão moral. Eles aprendem que existe o faça-se Deus. 

É por isso que essa prova é importante. O ser que aprendeu a conhecer as coisas do universo sem comer o fruto da árvore do conhecimento, ou seja, sem o ilusório poder de separar o bem do mal, respeita essa ascensão moral. Já aquele que comeu desse fruto, não demonstra esse respeito, que é necessário para a integração universal.

Este ponto de vista fica bem claro quando ouvimos o que a cobra conversou com Eva.

“Ela perguntou a mulher: é verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?

A mulher respondeu: podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.

Mas, a cobra afirmou: vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.

A mulher viu que árvore era bonita e que as frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter conhecimento.” 

O espírito que come o fruto da árvore do conhecimento é aquele que quer se igualar a Deus, ter o mesmo poder dele, sem a ascensão moral para ser. Por isso, ele não consegue se fundir a totalidade dos seres do universo. 

O espírito que durante esse período de provação não conseguir vivenciar a aceitação das ascensão moral de Deus não estará mais simples. Vou ter que explicar isso melhor, porque no início de nossa conversa disse que a simplicidade não se altera. Para isso vamos usar o exemplo da Gênesis bíblica. 

A prova, então, é a seguinte. Você, o espírito, sabe que Deus é o senhor do universo porque tem ascensão moral para isso e precisa provar que sabe. Nesta provação existem apenas duas respostas que podem ser dadas: reconhecimento de que só Deus pode fazer isso ou se achar capaz de conhecer as coisas e por isso separar o bem do mal, o certo e o errado. 

Eis aí a etapa que é chamada de evolução moral. Este termo não tem a ver com a prática da moral humana, mas de reconhecer a ascensão moral do Senhor. Esta etapa da vida do ser espiritual é caracterizada pela busca ao reconhecimento da ascensão moral de Deus. 

Um detalhe: me desculpem, mas é a etapa que vocês que estão encarnados na Terra ainda vivem hoje, pois se trata do primeiro passo da evolução moral. Esta etapa se consiste à exposição do egoísmo ou individualismo. 

Ser um humano é viver uma etapa da busca do reconhecimento da ascensão moral de Deus através da prova do egoísmo. Como essa prova se realiza? Recebendo a informação de que você tem o mesmo poder de Deus, que tem a capacidade de separar o joio do trigo, sem esperar que ele seja roçado pelo Pai. 

Essa é a prova inicial da evolução moral. O espírito que até então apenas aprendeu, comprovará agora como se relaciona com essa cultura que recebeu. Ele pode se relacionar com ela de duas formas: louvando a Deus ou achando-se igual ou melhor que o Senhor.

Achando estranho falar em considerar-se melhor do que o Pai, mas não é isso que fazem. Se o ser não pode comer o fruto para não sentir-se capaz de separar o bem do mal é porque isso é um atributo específico de Deus, pois só Ele tem a Justiça Perfeita e o Amor Sublime para fazê-lo. Quando você aponta algo que considere mal, errado ou até mesmo injusto, não está achando que a sua justiça é melhor do que a de Deus? 

Esse é o início do processo de evolução moral. O espírito que até então só estudou, agora vai começar a aprender a lidar com tudo que aprendeu. Esse processo como descrito na Bíblia, é feito no mundo de nascimento e morte, sobre o qual falaremos daqui a pouco. 

Participante: estou lendo o livro Gênesis de Alan Kardec. Ele fala do progresso moral e isso se constituiria na chamada era de regeneração. Mas, você diz que a evolução do espírito nada tem a ver com a evolução moral. Minha pergunta. A evolução moral que levará a era da regeneração não significa melhora no caráter humano?

Não. Significa no caráter espiritual. As provações continuarão as mesmas porque a moral humana nada é mais do que a sua prova. É exatamente sobre isso que falaremos agora. 

Participante: é mais ou menos assim primeiro é preciso saber que não se sabe mais do que o professor. Isso entendido, senta-se na carteira e ouve-se a aula. 

Sim, você vai provar que apesar de ter ouvido o que o professor sabe, não se imagina mais sabedor do que ele. Reconhece que ele sabe mais do que você. Só que tem muita gente que senta na carteira e acha de que porque ouviu o que o professor falou, sabe mais do que ele. 

Participante: a personalidade não é do ego.

O ego é uma personalidade. Ele não tem, é. Além dela existe a personalidade espiritual. 

É um trabalho que fizemos um dia. Tudo que existe no mundo material, existe no espiritual. Tudo, pois o mundo material é uma miragem, algo que se vê onde existe outra coisa. 

Esse algo que é visto é determinado pelos seus conceitos. São eles que dão valor às coisas que existem e não elas mesmos. Por exemplo, casamento existe no mundo espiritual. Não o que você conhece como tal, mas existe alguma coisa que pode ser chamada de casamento. 

Libertar-se da materialidade é viver tudo o que existe no mundo material de uma forma absoluta e não pelas realidades relativas pelas quais as conhece.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.