segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O PODER DA FELICIDADE - PERDA DE ENTE QUERIDO

Quero aproveitar a sua pergunta e falar mais uma coisa a respeito do poder da felicidade. Se a felicidade é intima do ser, se ninguém pode dá-la e tirá-la, da mesma forma o sofrimento ninguém pode dar ou triar. Mais: não existem situações onde você é obrigado a sofrer. Apesar disso, vocês acreditam que determinadas criações mentais precisam ser vividas com sofrimento.

Vocês acreditam que se têm saudades, precisam sofrer a saudade. Se perderam, precisam sofrer a perda. Isso é irreal, é ilusório. O sofrimento é um estado de espírito e não uma emoção ou sentimento. É a forma como a emoção ou sentimento é vivida. Você pode ter uma perda, sem sofrer. Pode ter uma saudade, sem sofrer. Não é obrigado a sofrer nestes casos.

Como se passa por situações onde a mente diz que é obrigado a sofrer, sem viver dessa forma? Retirando o sofrimento. Para isso, use argumentos que não sejam sofredores. 

Por exemplo: ‘estou com saudades de determinada pessoa. Estou, e daí? Sofrer porque estou com saudades vai trazer a pessoa para perto? Não. Então, vou curtir a minha saudade sem sofrer’. 

Outro exemplo: ‘entraram na minha casa e roubaram tudo. Está certo, entraram. O que posso fazer sobre isso? Ir atrás do bandido e tentar recuperar o que me foi roubado. Se não recuperar, o que posso fazer? Começar a planejar para comprar tudo de novo’. 

Sentar e sofrer é a única coisa que não vai resolver nada em situação alguma, mas é a única coisa que fazem.

Você pode começar a se preparar para comprar tudo de novo, pode tentar entrar em contato com quem sente saudades, pode fazer um monte de coisas, mas só sentam e choram. Por que choram? Porque a sua mente diz que se você foi roubado ou se tem saudades de alguém, tem que sofrer, tem que se lamentar, tem que chorar. 

Isso é algo importante para aquele que busca usar o poder da felicidade que está nele mesmo: saber que nada anula a sua capacidade de ser feliz, Saber que nada é obrigado a ser vivido em sofrimento. Sofrer ou ser feliz é uma decisão sua. É você quem decide como vai viver o que está acontecendo. 

Isso é fundamental para esta e para outras questões que ainda iremos conversar. Não é porque aquela determinada situação é dolorida para a maioria dos seres humanos que você tem que viver com dor. 

Não é porque um avião bateu numa torre e matou um monte de gente que você precisa sofrer. Não é porque uma onda gigante entrou pela terra e matou muitos – estou citando estes exemplos porque já estudamos estes acontecimentos – que precisa necessariamente sofrer. 

Pode até dizer que não queria que aquele acontecimento ocorresse, que o que aconteceu foi desagradável, mas já aconteceu: e daí? Dá para chorar o leite derramado? Toque a bola para frente, vá viver o que a vida ainda tem para lhe dar. Adianta ficar sentado chorando? 

Lembro que uma vez falei sobre seres humanos que querem ter o poder de sair do corpo e auxiliar no mundo espiritual. Falei disso quando uma bomba estourou num trem na Espanha e matou muitos. Naquela época disse: houve muitos que fizeram a saída do corpo para ajudar, mas quando chegaram lá, ao se deparar com os cadáveres, sentaram nos trilhos e começaram a chorar. Estes ajudaram em que? Outros se juntaram num canto e começaram a procurar culpados por aquele ato. Ajudaram as vítimas em que? Nada. Nem a revolta nem o sofrimento ajudam em nada.

Portanto, é preciso ter a consciência de que é possível viver situações onde outros seres humanos sofrem e se revoltam sem sofrer ou se revoltar. Isso é uma decisão sua. Você não deve se sentir obrigado a sofrer.

‘Ah, mas se eu não sofrer, vão me chamar de frio’. Pode ser que sim, mas se chamarem, qual o problema? Se o inferno é quente, o céu é frio: você prefere estar no inferno ou no céu?

É claro que sobre este assunto ainda vamos falar, pois deverão vir perguntas futuramente sobre sofrer com a dor dos outros, mas aproveitando esta questão da perda de um parente, onde indiquei o destruir o sofrimento da perda mesmo mantendo a saudade, saiba que isso é possível. É possível ter saudades sem sofrer: é uma decisão sua.

Último detalhe: você pode ler isso mais quinhentas vezes, mas não espere que a sua mente vá não sofrer. Ela compreenderá que é capaz de viver mentalmente sem sofrimento, mas continuará mandando sofrimento. É você que precisa a cada momento está agindo junto a ela para não viver o sofrimento que lhe será proposto. Isso acontece porque esta é a sua prova, o seu destino. Essa é a história que serve para a sua encarnação.

Esteja em paz e espero ter sido útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.