terça-feira, 13 de outubro de 2015

Amar universalmente

Participante: o que é amar a Deus?

Ele é o Absoluto, já falamos disso neste trabalho. Portanto amar a Deus é amar o absoluto. Amar o universal acima de tudo. De tudo o que? De tudo que é material. 

Já fiz um trabalho onde disse que se você ama a sua casa, não ama a Deus, já que ama alguma coisa acima Dele. se entregando ao mundo material está de costas para o Pai e por isso não O amou.

Amar é entrega. Ao que o seu coração se entrega é onde está o seu amor. Agora, se ele está nas coisas materiais, você é um amoral espiritual.

Participante: pode explicar novamente o que é amar a Deus? Você disse que se amamos as coisas terrestres não O amamos, mas também disse que Ele é tudo, inclusive as coisas terrestres, as ilusões, como deixamos de ama-lo neste momento?

Você pode amar a Deus amando as coisas terrestres. Nunca desdisse a isso. 

Já disse que é possível amar a Deus através de um cachorro, por exemplo. Mas, para que isso aconteça, não se pode amar ao cachorro dizendo que se está amando ao Senhor. 

Neste caso, não está mando-O porque ama o cachorro, a figura aparente e o que ele faz. Nesse momento não está amando a Deus. Não está manado universalmente porque está amando apenas a um elemento.

É bem diferente amar uma coisa e amar a Deus através das coisas. Quando esta última coisa acontece, não há posse, paixão, desejo, quando o que é amado não é privilegiado frente a outros. Quando aquilo que ama e o que não ama são a mesma coisa. 

Se ama a Deus através das coisas materiais amando a tudo de uma forma universal. Mas, quando se ama alguma coisa de uma forma individual, não se está amando o Pai. Pode até racionalmente justificar que está fazendo isso, mas na realidade não está. 

Participante: mas, como amar o universal que nem sei o que é?

Como amar o universal? Através das coisas materiais. Amá-las, mas de uma forma universal.
Em O Livro dos Espíritos existe uma pergunta interessante:

“881. O direito de viver dá ao homem o de acumular bens que lhe permitam repousar quando não mais possa trabalhar? Dá, mas ele deve fazê-lo em família, como a abelha, por meio de um trabalho honesto e não como egoísta. Há mesmo animais que lhe dão o exemplo de previdência”. 

Aqui está a grande diferença do amar que estamos falando. Vocês possuem propriedades privadas e as amam egoisticamente. Por isso, as retém só para si. Mais: colocam trancas, arame farpado e alarmes para que os outros não entrem. Até os centros e igrejas são trancados para que ninguém de fora entre ...

Essa forma de lidar com a sua propriedade privada é prova de um amor relativo, humano, egoísta. Quando amar universalmente e tiver uma casa, ela estará aberta a qualquer um, mesmo para o ladrão entrar e lhe roubar, estará amando a Deus através da coisa material. Mas, enquanto ela for trancada e fechada aos outros, estará amando a ela mais do que ao Pai. 

Portanto, se não consegue amar o universal porque não sabe o que é, ame universalmente através das coisas materiais. Ou seja, não tendo propriedades, não querendo privilégios nem sendo egoístas com as coisas deste mundo.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.