segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Querem acabar com a tentação? Ouçam Cristo.

No Evangelho de Tomé, logo depois de anunciar que ia morrer, os seus discípulos dizem: ‘senhor o que quer que façamos? Quer que façamos dieta, jejum, que não penteie o cabelo no dia santo, que não comamos carne de porco, quer que façamos a caridade’? Cristo responde a eles: ‘não minta para você mesmo’. 

Mentir para você é ter vontade de fumar e deixar de fazê-lo para proteger a saúde. Mentir para você é babar na gordura da carne e não comer porque faz mal para a saúde. Quem mente para si mesmo, ou seja, tem o desejo, mas não faz o que quer para ganhar alguma coisa, cai na tentação. Isso acontece porque ele se submete ao código humano de vida, porque faz algo em troca de ganhar alguma coisa neste mundo. Este está mentindo para si mesmo.

Então veja, o não se submeter ‘é dizer: se eu como, como, e daí? Eu não como, não como, e daí?’ É a mesma diferença que já coloquei entre comer verduras e ser vegetariano. Existem pessoas que comem apenas verduras e legumes e não se alimentam de carne; mas existem outros, os vegetarianos, que dizem que não comem por causa do pobrezinho do animal. Isso é hipocrisia, pois muitos estão babando em cima da carne...

Não ceder à tentação não é não fazer. É não se submeter ao sistema. É fazer porque acha o melhor para si, porque quer, e não fazer esperando receber alguma coisa em troca, esperando ganhar algo nesta vida. Claro, tudo dentro do que está programado que irá acontecer. 

Quem não cede à tentação é aquele que faz porque quer e não para ganhar alguma coisa. Quem não cede à tentação é aquele que vai a uma festa onde todos estão de terno e gravata vestindo um traje esporte. Qual o problema? Esse não se submete às regras sociais...

Lembro que quando falei disso à primeira vez, uma pessoa me disse que no trabalho dela precisava usar determinado tipo de sapato. Eu respondi que não estava falando em ir com outro tipo de sapato ou sem. O que falei era que ela precisava alcançar a liberdade de ir com o sapato que quiser, inclusive com aquele que normalmente ia. Ir, não porque era obrigada a ir, submeter-se ao sistema, mas por achar melhor para ela ir.

Então veja, o que estou ensinando não é não ter, não fazer ou não ser. É não se submeter. O que estou dizendo é que você pode ser tudo, fazer tudo e estar de qualquer forma, desde que não seja, esteja ou faça esperando ganhar algo nesta vida.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.