terça-feira, 8 de setembro de 2015

VIDA CRISTÃ - 25

Deus fez isso de acordo com o seu eterno propósito, que ele contemplou por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor. (Capítulo 3 – versículo 11)

Qual o eterno propósito de Deus? Para que Deus vive?
Participante: para criar espíritos. 

Não. Ele não vive apenas para gerar espíritos. Ele não é um Pai desnaturado que apenas gera e depois deixa o rebento se virar sozinho. 

Qual o propósito de Deus? 

Participante: que o ser ame o tempo inteiro.

Não, Deus não está preocupado com o amor por ele mesmo. Por isso o propósito Dele não é o amor em si mesmo. 

Participante: o trabalho de reforma íntima de cada ser.

Nem isso é o propósito de Deus. 

O que Ele objetiva é que o universo esteja em perfeita harmonia o tempo inteiro e que cada um dos seus filhos evolua e viva harmonicamente. Este é o propósito de Deus. 

Ele criou o universo, todas as galáxias, todos os planetas e todas as vidas do universo com o sentido único de estabelecer um sistema equilibrado onde cada espírito conviva harmonicamente com o outro e que tenha a paz e a felicidade. Esse é o objetivo de Deus. É para isso que Ele vive. É isso que faz o tempo inteiro.
É por isso que Ele gera espíritos. É por isso que Ele é a Causa Primária das coisas, pois se não fosse, não haveria equilíbrio. 

Esse é o propósito de Deus e quando vivemos dentro da nossa individualidade, dentro do nosso individualismo acusando erros no universo, estamos afirmando que não é este o propósito de Deus. Dizemos que o universo é o caos, que é uma bagunça. Só que se as coisas deste mundo é uma bagunça e se o Pai só existe para manter a harmonia, teria que pensar que Ele perdeu o comando das coisas deste planeta. 

Só que isso não é verdade. Como já estudamos anteriormente, um ato praticado aqui, se não comandado por uma Causa Primária, causaria reflexos até em Plutão. Por isso não podemos imaginar que Ele tenha perdido o controle, deixado de ser a Causa Primária das coisas, das coisas deste planeta, pois se assim fosse, Ele teria perdido o controle de o universo. Se isso acontecesse, o universo estaria desequilibrado e por isso s desintegraria. 

Como o universo está equilibrado, todos os planetas estão no lugar certo nem há guerra interplanetária, começamos a compreender que Deus está no comando. Se isso é real, não há nada errado. 

É só raciocinar além da vida material que compreendemos o que Paulo está nos ensinando. O problema é que vocês vivem só no micro. 

Hoje aqui, por exemplo existem pessoas de três cidades diferentes. Cada grupo vive apenas o seu próprio local de residência, a cidade onde mora, ou seja, pouco conhece da totalidade do mundo, mas mesmo assim nenhum de vocês abre mão de dizer que conhecem o mundo inteiro, que sabem como as coisas podem ser certas ou erradas. 

Como vocês podem dizer que conhecem todas as coisas, se raramente deixaram suas cidades? Apesar disso acham que conhecem, acham que sabem quais as coisas são certas neste mundo e que por isso todos têm que se submete; acham que conhecem o que cada um deve fazer em cada caso; acham que sabem quando o outro está agindo errado. O que estou querendo dizer é que apesar de conhecerem apenas um mundo micro, vocês se acham capazes de gerar a norma que determine o que todos os outros seres do mundo devem fazer, ou seja, o certo. 

Só que vocês não conhecem o mundo inteiro, nem irão conhecer. Como, então, querem ser o gerador das normas que determinam o certo e o errado, o bom e o mal, o bonito e o feio? 

Entendam que não conhecem e nem jamais saberão o que se passa pelo mundo. Por isso, não dá para que vocês tenham uma visão global das coisas. Na verdade, não conseguem saber o que está acontecendo no quarto ao lado, que dirá imaginarem-se com o poder de determinar o que pode ou não ser feito, o que é bonito ou não.

É isso que o ser humanizado precisa caia na realidade. Ele precisa se conscientizar da sua incompetência de governar o mundo. Afirmo isso porque na hora que conseguir vivenciar esta consciência, o ser pode se mudar. Mas, enquanto se imaginar competente para governar o mundo, para ditar as normas de certo e errado, o ser irá querer governa-lo, porque este anseio é inerente ao ser ligado à humanidade.
Isso ficou claro?

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.