quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mudança interna

Participante: ainda tenho dúvidas de como viver a reforma íntima, porque você disse que não tem como mudar nossa natureza e sim aprender a lidar com ela. Depois disse que a personalidade é a atual posição que o espirito ocupar, mas precisa ser mudar, lutar contra. Parece um paradoxo, algo criado pra aprendermos amar e que não tem como mudar (natureza humana). O espirito é que precisa sair do lugar ... Como é difícil isso pra mim entender ... O que tem a dizer?

Você me fala que é difícil entender a questão da mudança íntima, pois falo que a natureza humana não pode ser alterada e ao mesmo tempo digo que o ser precisa alterar a sua natureza. Não há complicação nesta afirmação. O que há é incompreensão sobre alguns assuntos. 

O que não pode ser alterado? A natureza humana, o jeito humano de pensar, de ser estar e fazer as coisas. Vou dar um exemplo para que possa compreender o que estou dizendo. Se você é uma pessoa, um ser humano, uma personalidade humana que está presa à regra, normas, conceitos sobre qualquer coisa, não pode alterar o seu jeito de ser. Se não for alterada pela própria natureza, você sempre continuará presa às normas, regras e conceitos.
Isso é impossível de ser alterado. O que precisa ser mudado é o jeito de se lidar com essas coisas. O que digo é que deve aprender a conviver com a natureza humana sem apego à ela. Vou tentar lhe explicar isso. Para isso, vou colocar um exemplo.

Se você sabe qual o lugar certo das coisas, onde e como precisa se arrumar algo, isso faz parte da natureza humana e, por isso, não pode ser alterado. Agora, pode lidar com estas coisas de duas formas. A primeira, apegado, ou seja, achando certo que a natureza humana fala. Achando que o que a natureza humana exige deve ser realizado. Essa é uma forma de conviver com a sua natureza.

A outra é lidar dizendo: ‘a minha natureza humana acha isso, mas eu não sei, não tenho certeza disso’. Essa é uma forma desapegada de viver. 

Com o exemplo que demos e as formas de interagir com a natureza humana, vemos o eu tínhamos afirmado antes: a natureza não muda, mas você muda na forma de interagir com a natureza. Essa é a reforma que aconselho.

Respondida esta parte da sua pergunta, vamos à próxima. Você diz que eu afirmo que a natureza humana é daquele jeito por conta da natureza do próprio ser. Sim, isso é verdade. Se a sua natureza humana é apegada à normas, regras e obrigações, você enquanto espírito também o é.

Só que hoje, nesta encarnação, é um ser dentro de uma condição especial. Vou explicar isso.
Você é um espírito que está apegado à normas, regras e obrigações, mas que já sabe, já tem notícias de que ser assim é viver em desarmonia com o universo. Portanto, usando como figura apenas, eu diria que a sua condição especial momentânea é ainda estar apegado à normas, regras e obrigações, mas ter a informação de que não deve ser assim. Mais: ter o anseio de deixar de ser.

Resumindo então, afirmo que existe a natureza humana e a espiritual. Afirmo, ainda que é cópia da espiritual. No entanto, ressalto que existe uma diferença entre elas: na natureza espiritual existe a informação e o desejo de não ter mais aqueles elementos. Por isso, uma acha certo ser deste jeito enquanto a outra sabe que precisa se mudar.

Com todos os estas características, você encarna. Para que? Para libertar-se daquilo que está na natureza espiritual e diz que não quer mais ter. Entra nesta condição especial, encarnação, justamente para provar a si mesmo que aprendeu que não deve ser como é. Vive ligado à personalidade humana para provar que pode se libertar da influência que a natureza humana provoca.

O que acontece é que essa libertação, se for realizada, não gerará mudanças na natureza humana, mas apenas na espiritual, que serviu de base para a constituição da humana. Acho que é aqui que reside a sua dúvida.

Vocês imaginam que ao libertarem-se da natureza humana ela se alterará. Isso é impossível. Como ensina o Espírito da Verdade, depois de escolhidos os gêneros de provação para uma existência, a natureza humana nada pode mais ser alterado. 

Portanto, a natureza humana continua igual quando você age seguindo o seu anseio espiritual. Apenas a natureza espiritual pode ser alterada, mas o que é vivido lá depois da escolha do gênero das provações não pode mais ser sentido aqui.

Na verdade, compreender o processo é simples, mas torna-se complexo porque vocês não separam a natureza humana do próprio espírito. Enquanto não fizerem esta separação ficarão confusos com o processo. 

As coisas do mundo espiritual não podem ser compreendidos neste. Por isso é preciso separar as duas coisas. Uma delas, por exemplo, é a própria questão da natureza. 

É óbvio que o espírito não possui uma natureza que seja idêntica àquilo que é chamado assim no mundo humano. Nesta resposta e em todos os ensinamentos uso este termo por falta de outro que possa descrever o que o espírito possui. Uso o mesmo termo fazendo uma analogia apenas para que você possa ter alguma compreensão sobre o assunto. 

Na verdade, tento tratar o espírito com elementos do mundo humano apenas para que possamos conversar, estabelecer uma ideia. Só que isso não deve lhe levar a entender que hoje, durante a condição especial que vive, a consciência que possui sobre as coisas pertence apenas à natureza humana. Nada há nela que reporte a realidade do mundo espiritual.

O que estou tentando lhe dizer é que a natureza humana é cópia da espiritual. Ela reflete o que existia no espírito antes da escolha dos gêneros da provação. Depois que se entra na encarnação, apesar de haver mudança na natureza espiritual durante a vivência não apegado às coisas humanas, a natureza humana não pode ser alterada. Ou seja, apesar de ser gerada à imagem da espiritual, essa influência cessa quando a encarnação começa. 

Resumindo, posso dizer que a natureza humana serve sempre como prova para que o ser possa, aos poucos, ir alterando a sua própria. Isso se faz libertando-se das verdades, regras e obrigações que estão na mente humana. Acontece que esta libertação, que altera a natureza espiritual, não é percebida na consciência material. 

Este é o processo da reforma íntima. Trata-se de algo realizado no íntimo do espírito e não do humano. Ela só será conhecida quando houver o desligamento total da natureza humana, porque a consciência deste momento é incapaz de detectar o que acontece na espiritual.
Sei que o tema é meio complexo.

Pai Joaquim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.