quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Preparar-se para viver a vida

Tem uma coisa que falo a muito tempo. Vocês se preocupam e se ocupam muito com o preparar-se para a vida, mas não se preparam para vive-la. Se preparam para ganhar dinheiro, para ter um emprego melhor e mais rentável, mas não se preparam para viver a vida. 

Dentro desta preparação para aprender a viver, a primeira coisa que vocês precisam fazer é entende-la. Entender o que é a vida e o que é você na vida. Entender como a vida acontece, os elementos vida. 
 
Parece que é um trabalho gigantesco, mas não é, pois os elementos da vida na verdade são um só. Não importa a faceta que esteja sendo apresentada em um momento, tudo é apenas uma forma que a vida usa para lhe apresentar uma situação. Não importa o que seja, tudo que ela usa na apresentação é a própria vida.

Essa deveria ser a preparação para viver. Ela deveria começar pelo entendimento do que é a vida. Desde criança deveriam receber a orientação de que não são vocês que brincam, mas que o brincar é a própria vida que está acontecendo. 
 
Os pais deveriam começar a ensinar os filhos desde criança, para que ele estivesse preparado para enfrentar o que a vida apresenta. Só que fazem ao contrário: começam a cobrar da criança ação na vida. Começam a cobrar que as crianças ajam e construam uma vida, quando a vida não se constrói. 
Participação: é a humanização do espírito. Isso não tem jeito.

Concordo com você. Além do mais, não estou acusando ninguém porque sei que o fazer isso é a própria vida de cada um e não alguém que está fazendo. O problema não é ensinar as crianças dessa forma, mas achar que esta forma é a certa de agir. 
 
O problema é só esse: ter certo e errado quando vive a vida. De ter conceitos de bonito e feio, dos pares de opostos. E o problema é achar que é você que constrói a vida. Esses são os dois únicos problemas. Um denota a sua completa ignorância sobre o que é a vida e o outro a sua capacidade de julgar a vida.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.