terça-feira, 3 de novembro de 2015

O elo entre o espiritual e o material

Participante: como conciliar a vida em Deus e o cotidiano do dia a dia (comer, trabalhar)?
Responda-me uma pergunta, por favor: para que um ser humano trabalha? Para que um ser humano come, namora, estuda? Ou seja, qual o objetivo final de todos os atos da vida humana?


Participante: Come para nutrir o corpo...


Para que ele quer nutrir o corpo?


Estou perguntando pela finalidade final de toda uma vida. Por exemplo, porque um ser humano quer ter um filho? O que ele espera durante a vivência na relação com este filho, com a esposa, com a comida... Qual é o objetivo mais intrínseco da vida de um ser humano?
Participante: Trabalha para ter sustento para se nutrir...


Não, todos os atos humanos possuem uma única finalidade, um único objetivo que nem sempre é alcançado: ser feliz. 


Todo ser humano come para ter a fome aplacada e com isso estar feliz e em paz...
Trabalha para ganhar dinheiro e, assim, poder comprar as coisas e ser feliz por isso...
Namora e casa buscando ser feliz no casamento...


Este é o objeto intrínseco em todas as atitudes humanas. Pois bem, a auto realização em Deus existe quando você é feliz...


Aproximar-se de Deus, elevar-se espiritualmente, acontece quando você vive a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos. Então, como juntar as duas coisas? Sendo feliz...


Agora, o que precisamos mostrar ao humano é que quando ele diz que é feliz, na realidade está tendo apenas um prazer, uma felicidade fugaz. A felicidade que surge com a aproximação de Deus é eterna e, por isso, precisa ser incondicional. E quando ele aprende a arte de viver, que é a arte de controlar seus pensamentos e emoções e não deixa que eles criem a infelicidade ele alcança a felicidade incondicional.


Olha, repare em uma coisa... Pode se falar de Deus sem falar no Seu nome; pode se falar em elevação espiritual sem se falar em religião. Por quê?


Veja, todos vocês que estão aqui se dizem buscadores, que querem alcançar a elevação espiritual, mas nem sabem o que é ser elevado...


O ser espiritual elevado não é aquele que vive com o joelho no milho rezando nem aquele que faz trabalho de médium. O ser elevado é aquele que é feliz incondicionalmente. Por isso Cristo chama este ser de bem-aventurado.


Bem aventurado é aquele que vive a felicidade que os santos viveram, ou seja, a felicidade que independe das emoções humanas.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.