sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Paciência

Participante: não consigo ter paciência com minha mãe nem meu filho. Os amo, me esforço para atendê-los, mas acabo me irritando com eles. Quando me irrito logo depois me arrependo. 

Você me pede ajuda para ter paciência com a sua mãe e seu filho. Diz que eles exigem muito de você e por causa disso perde a paciência mesmo que logo depois se arrependa por tê-la perdido.


Eu lhe diria uma coisa: você precisa ter paciência consigo mesmo. Essa é a cosa mais importante que precisa fazer. Vou tentar lhe explicar isso.


Não existem seres humanos vivendo uma vida humana. O que existe são espíritos que estão encarnados para viver determinadas provas. 


O que são essas provas? São os acontecimentos da vida. Tudo que acontece na vida humana faz parte da programação da encarnação do espírito. Não importa o que seja, bom ou mal, certo ou errado, bonito ou feio, tudo que acontece está ligado ao gênero de provas pedido pelo ser antes de nascer. 


Agora, como essas provas acontecem? Como os gêneros de provas são representados? Eu diria que isso acontece através da vida em sociedade. É um ser humano convivendo com outro gerando determinado acontecimento que faz o gênero de provas ser construído. 


Isso Buda chama de interdependência. Um ser depende que outro aja para que a sua provação aconteça. Enquanto isso, aquele que está agindo tem simultaneamente a sua prova também. 


É isso que também está na pergunta 132 de O Livro dos Espíritos quando se fala de objetivo da encarnação. Lá é dito que o espírito toma um corpo de acordo com o mundo onde vai viver e ali, sob as ordens de Deus, trabalha para a obra geral, ou seja, para o processo de elevação dos espíritos. 


Sendo essa a realidade da vida, posso dizer que quando perde a paciência com sua mãe e seu filho, não é você, o ser humano, que está fazendo isso, mas sim o espírito, que é você, que está agindo sob as ordens de Deus de tal forma que o gênero de provações pedido pelo espírito que hoje vive o papel de sua mãe e o que vive o de seu filho pediram antes da encarnação. É isso que está acontecendo na sua vida na realidade.


Portanto, não está perdendo a paciência com eles: está gerando as provações destes espíritos. Está fazendo isso sob as ordens de Deus. Por isso afirmo que a sua atitude não poderia ser diferente.


Agora, enquanto está gerando as provações de outros espíritos, está tendo as suas. Qual é ela? Amar a si mesmo. Poderia dizer que perde a paciência para ver se vai amar a si mesmo neste momento ou se reclamará de si por ter agido dessa forma. 


Por isso comecei lhe dizendo que lhe peço para ter paciência consigo mesmo. Aceite a sua função na obra geral. Aceite que precisa e nunca vai deixar de perder a paciência com a sua mãe e seu filho porque eles não podem deixar que a perca. 


Esse é o trabalho. É isso que precisa ser feito. Sei que humanamente falando estou parecendo um monstro. Estou dizendo que brigar com sua mãe e seu filho é alguma cosia perfeita, enquanto que humanamente falando isso parece um grande desrespeito. Só que espiritualmente falando a realidade é outra.


Humanamente falando é uma filha que não respeita a mãe nem o filho; universalmente falando, é um espírito trabalhando dentro da interdependência dos seres para que a obra geral aconteça. Por isso, o único conselho que poderia lhe dar, já que vejo as coisas a partir do mundo universal, é tenha paciência consigo mesmo.


Que a paz esteja com você.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.