segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Busca seletiva

Diversas pessoas estiveram presentes em nossa sala virtual para fazer palestras. Elas utilizaram este espaço para colocar suas opiniões a respeito da busca da elevação espiritual e aqueles que comungam com o Espiritualismo Ecumênico aqui estiveram para ouvir. Mas, porque eu mantive-me afastado e dei espaço para estas pessoas? Vamos falar sobre isso...

Antes de qualquer coisa, quero deixar algo bem claro: em momento nenhum neste semestre fiz qualquer intervenção para dizer que alguém estava errado. Não seria agora que iria dizer isso... Cada um que aqui falou transmitiu a sua verdade e por isso estava certo.

Sempre que eu falo aqui, o que é dito, segue uma linha de pensamento único. Quando muitas pessoas usaram este espaço esta linha única de pensamento não existiu. Em cada dia que uma pessoa diferente se pronunciava, uma linha diferente existiu. O que isso acarretou a quem veio aqui diversas vezes? Perdeu seu tempo e o seu rumo...

Quando o ser humanizado, no afã de buscar a verdade se expõe à diversas linhas de pensamento perde o seu tempo. Isso acontece porque a intenção do ser humanizado é buscar a maior quantidade de informações possíveis e, com isso, não tem tempo para a prática. Quando não se pratica aquilo que se ouve, a informação acaba sendo esquecida. É por isso que é perda de tempo se expor à diversas linhas de pensamento. 

Tudo o que foi ouvido num dia e que não foi praticado acaba sendo apagado da memória do ser humanizado. Pior: jamais será lembrado. Se o ser humanizado restringe-se a buscar informações em apenas uma linha, a informação esquecida poderia até ser recuperada em outro dia através de outro assunto, pois, dentro de uma mesma linha, uma informação leva a outra. Agora, quando as linhas são diferentes, a informação esquecida não terá nada a ver com a nova informação e por isso não será relembrada. 

É por isso que foi perda de tempo ouvir as diversas pessoas que aqui falaram. Primeiro porque não sobrou tempo para a prática e segundo porque elas representavam linhas de pensamento diferentes. Por este motivo, o que era ouvido em um dia acabava sendo totalmente suplantado pelo que era ouvido no seguinte. A nova informação também foi esquecida, pois no outro dia já havia alguém diferente falando. 

Ouvindo isso você pode estar se perguntando? Joaquim fez isso para que fizéssemos papel de bobo? Deixou diversas pessoas falarem sabendo que nós não aproveitaríamos o que foi falado? Sim e não...
Sim, eu estava consciente de que vocês não aproveitariam o que foi falado aqui, mas não quis fazer vocês de bobo. Deixei isso acontecer para que pudesse fazer a nossa conversa de hoje. Se não houvesse patrocinado esta grande exposição de linhas de pensamento não poderia transmitir o alerta que estou fazendo agora: seja seletivo na sua procura...

Sempre que se recebe uma informação ela complementa outra anteriormente passada e cria condições para se receber a próxima que virá. Dentro de uma linha de pensamento não existem informações soltas: elas estão sempre encadeadas de tal forma que o seu conjunto cria um caminho a ser percorrido na busca da elevação espiritual. Aliás, é isso que quer dizer doutrina...

Doutrina é uma série de ensinamentos encadeados que serve de caminho para se alcançar um objetivo. A doutrina católica é formada basicamente pelos ensinamentos do Novo Testamento da Bíblia. Se você reparar bem eles possuem uma sequência onde um completa o outro e todos juntos levam ao reino dos céus. Já a doutrina espírita é formada por outros ensinamentos que praticados em uníssono levam o ser a alcançar a elevação espiritual.

Com isso estou querendo dizer que vocês só devem me ouvir ou seguir a minha doutrina (conjunto de ensinamentos)? Não... Todos os caminhos levam a Deus, pois na casa do meu Pai existem diversas moradas, como ensinou Cristo. Agora, para se chegar a uma dessas moradas é preciso se caminhar para frente e não de lado. É preciso praticar os ensinamentos de uma doutrina, ao invés de ficar pulando de um lado para outro. 

Quando o ser humanizado se expõe à diversas linhas de pensamento não completa este encadeamento de ideias e, com isso, não caminha para frente. Não caminha num caminho porque perde uma informação e nem consegue caminhar em outro, porque não tem as informações anteriores que são necessárias para esta caminhada.

Este caminhar é a prática daquilo que se ouve, ou seja, leva à posturas que se deve ter ou a ações que precisam ser praticadas. Expondo-se às diversas linhas, o ser humanizado acaba em um dia tendo uma postura, no seguinte outra; em um dia pratica uma coisa, no seguinte outra. Com isso nada faz e acaba perdendo o trabalho que fez no dia anterior.

Vou dar um exemplo para deixar bem claro o eu estou dizendo. Pregamos como caminho para se chegar a Deus que o ser humanizado abandone suas verdades. Tal informação leva este ser a adotar uma postura de não busca de novas verdades e a ação de libertar-se das que já tem. 

Digamos que este ser, que ouviu isso num dia, no seguinte ouça um palestrante espírita. Nesta doutrina é muito indicado o instruir-se, ou seja, o buscar verdades... Neste momento, este ser ao invés de caminhar o caminho que indicamos (libertar-se das verdades) acaba misturando os dois caminhos e passa a querer saber como se libertar das verdades... 

Pregamos o libertar-se da verdade e o ser humanizado diz que entendeu e quer fazer isso. Só que no dia seguinte ele expõe-se a uma linha de pensamento que prega o instruir-se como caminhada. O que acontece? Ele busca uma verdade que lhe ensine como se libertar das verdades. Este ser não está perdido?

Este é o outro grande problema em expor-se à diversas linhas de pensamento. Além de ser perda de tempo como já comentei, quando um ser humanizado se expõe à diversas linhas de pensamento, acaba se perdendo com aquilo que recebe e criando um caminho que nada mais é do que um labirinto onde ele não encontra saída.

Quem se expõe a diversas linhas de pensamento perde o seu rumo, porque cada uma delas é composta por um trabalho diferente para que o objetivo seja alcançado. Umas pregam a fé através da aceitação de dogmas; outras o conhecimento teórico para poder alcançar a fé. Algumas incitam à entrega total ao destino (resignação); outras à conquistas nesta vida. 

Cada uma, portanto, fala de um trabalho específico. Acontece que muitas vezes o trabalho de uma é antagônico aos objetivos de outra linha de pensamento. Com isso, o ser humanizado se perde fazendo o trabalho de uma para alcançar o objetivo de outra. Impossível isso acontecer...

Outra coisa que é diferente em cada segmento é o objetivo a ser alcançado. O espiritismo diz que o fim da jornada do ser humanizado, que segue suas informações é a elevação espiritual, o cristianismo afirma que é alcançar o paraíso, nós falamos que é vivenciar-se a existência terrena em paz e harmonia. 

Ou seja, cada linha de pensamento tem verdades diferentes, posturas que devem ser adotadas e ações diferenciadas e apontam para um fim diferente. São muitas diferenças para que a mistura dessas coisas dê algum resultado, não? 

Por isso disse que a exposição à diversas linhas de pensamento leva o ser humanizado a perder-se na sua caminhada e dei o alerta: se você quer continuar buscando verdades – o que eu não aconselho fortemente, por motivos que já expus em outras ocasiões, busque, mas pelo menos faça uma busca seletiva.

Joaquim de Aruanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.