terça-feira, 3 de novembro de 2015

A felicidade que Deus dá

Participante: não consigo imaginar um Deus que dá felicidade a um às custas do sofrimento do outro. Por exemplo: um Deus que dá o emprego a um à custa do desemprego do outro.

Deixe-me tentar falar disso à você. Digo tentar porque é muito difícil falar disso à seres humanos. O motivo desta dificuldade está no termo felicidade.

Este termo felicidade humanamente falando é uma coisa; espiritualmente falando é outra. O que é felicidade humanamente falando? É ter para ser ou ser para ter. Felicidade humana é fruto de realizações ou conquistas de elementos humanos. Não estou falando só de objetos. Ter a mulher que se ama é uma conquista de algo material que leva à realização. 

Como esta é a forma de viver humana, quando um ser humanizado pensa em Deus dar felicidade a um e infelicidade a outro, estamos falando de um Senhor que dá realizações a um e não realizações a outro. Só que realizações humanas em qualquer nível nada tem a ver com realizações espirituais.

Tudo que é tratado como uma realizações humana acaba com o fim da encarnação, da vida. O emprego, os bens, a família, a mulher que ama não partem para o mundo espiritual junto com o ser humanizado. 

Sendo assim, toda essa realização não serve para a felicidade quando ela é pensada em termos espirituais. Por isso afirmo que precisamos ver o que tratamos como felicidade em termos espirituais. 

O que é felicidade em termos espirituais? É aproximar-se de Deus. 

Agora embananei tudo, não é mesmo? Eu digo que não existe Deus, que Ele não é nada e agora diz que devo me aproximar Dele. Você deve estar pensando: ‘como posso fazer isso e ao mesmo tempo ainda ser feliz’? Vou tentar, usando argumentos humanos, porque isso é felicidade. Para esta explicação terei que fazer comparações humanas apenas para que entendam o que quero dizer.

Já disse que Deus pode ser encarando como a coletividade espiritual. Não o Deus ser, o Todo. Quando você pega o somatório do mundo espiritual, todos os seres que existem, tem o todo que existe e ele é Deus. 

Agora vamos esquecer o mundo espiritual e voltemos ao material para fazer a comparação. Quando vai a uma festa e existem centenas ou dezenas de pessoas, se sente feliz quando circula entre todos e conversa, ri e brinca ou sente-se melhor quando está isolado num canto? 

Participante: quando circulo ...

Sim, quando tem a convivência com todos. 

É por isso que a elevação espiritual traz felicidade para o espírito. Ela se consiste em aproximar-se do todo que o ser está afastado. 

Este afastamento existe por conta do egoísmo: só o ser é o certo, o bonito, o limpo, o que detém a verdade. É isso que afasta o espírito do convívio com a sua coletividade. Este afastamento não tem origem nos outros, no fato de não lhe aceitarem, mas é você mesmo que não quer ir de encontro a eles. 

Como já disse, no universo não existem placas que proíbem o acesso a qualquer lugar. É o espírito que não vai a determinados lugares porque não se sentirá bem lá. É você que não vai onde estão os seus pares porque não consegue conviver harmonicamente com eles. 

É isso que precisam entender quando faço esta comparação, que nada mais é do que realmente um elemento humano que tenta explicar uma situação universal. A elevação espiritual traz a felicidade porque o espírito se aproxima da sua coletividade, do todo. Só que para se alcançar essa aproximação, é preciso abrir mão de si mesmo.

Você só consegue se aproximar dos outros quando aceita que eles tenham a opinião deles, acreditem nos seus próprios argumentos, vejam as coisas dentro de seus próprios valores. Só que para aproximar-se, você não precisa abandonar a sua. Mantenha aquilo que acredite, mas deixe os outros terem suas próprias crenças que com isso conseguirá circular entre todos, estar com todos, sem contrariedades. Agora, quando quer ditar, discutir, provar que está certo, tem que se afastar dos outros, pois este convívio lhe traz sofrimento. 

Esta é a base de tudo o que estamos conversando a quinze anos. Sei que já falei muito sobre o assunto, mas até hoje não houve uma compreensão perfeita sobre o assunto. Isso por conta do termo felicidade. Você como está vendo a questão com olhos humanos, pensando com uma mente humana, está falando de um Deus que dá realizações e conquistas materiais, enquanto estamos falando de um Deus que lhe dá felicidade espiritual, ou seja, lhe aproxima da sua coletividade. 

Agora, como Deus faz para lhe aproximar dos outros? Lhe mostrando o que causa o afastamento entre vocês. No caso da sua pergunta – dar o emprego para um e o desemprego a outro – quando Deus dá o desemprego ao outro está mostrando a este ser que o querer estar empregado e a inveja que sente lhe afasta dos seus pares. Mostra que o fato de desejar e não ter faz o ser atacar o próximo, julgar e condenar. 

Mostrando o que afasta o espírito da sua coletividade, Deus está gerando a possibilidade de ver em si mesmo o que lhe afasta do mundo espiritual, do todo, da coletividade. Com isso o ser pode aprender a trabalhar em si mesmo a questão do ser, estar e fazer e possa, então, conviver harmonicamente com a coletividade mesmo sendo diferente de todos. 

Por isso, quando se fala que Deus dá a felicidade dentro do sentido espiritual, não se pode pensar que Ele dá realizações, mas sim oportunidades para que você aprenda a se socializar com aqueles que são diferentes. Só aproveitando estas oportunidades e conseguindo a socialização, o ser viverá em felicidade na existência eterna. 

Portanto, o que você me fala é uma visão humana. É uma visão presa à felicidade humana, à conquistas de coisas materiais, no amealhar bens na Terra. Nós não falamos disso, mas sim do amealhar bens no céu. Este bem consiste na plena convivência dos espíritos. A convivência sem antagonismo, sem brigas, sem discussões, sem prevenção contra o próximo.

Não pensem vocês que o mundo espiritual é uma sintonia perfeita. Este mundo é formado por personalidades. Cada ser é uma personalidade e como cada uma delas é diferente da outra, todos os que habitam o mundo espiritual são diferentes entre si. Só que os espíritos que vocês chamam de elevados são aqueles que aprendem a conviver com as personalidades diferentes sem se desarmonizar. 

Esta é a felicidade que Deus lhe dá e ela é muito importante para o espírito. Voltando à nossa comparação com a presença numa festa, se você vai a diversas e sempre fica isolado, num canto, sem conseguir se socializar com os outros, caso alguém lhe dê a oportunidade de mudar algo dentro de si que não lhe leve mais a viver dessa forma, acho que isso seria algo muito bom, não é mesmo?

Portanto, esta é a questão. Você não está errado; trata-se apenas a sua forma de pensar. Agora, porque pensa assim? Porque ainda imagina que as conquistas humanas possuem algum valor para o mundo espiritual e isso não é real. 

A única conquista humana que possui alguma valia para o mundo espiritual é a da paz e da harmonia. O resto nada vale.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.