segunda-feira, 16 de novembro de 2015

REALIDADE

No capítulo anterior definimos que a encarnação ocorre quando um ser universal está ligado a uma consciência diferente da sua (ligado a um ego) e que ela só termina quando do retorno à sua consciência original e não pelos acontecimentos nascimento e morte como até então vocês compreendiam. Acontece que, quando o espírito se liga a um ego cria para si uma nova identidade, que será um personagem que este ser vivenciará durante a sua aventura. Vamos entender isso.

O que é se ligar ao novo ego, a uma nova consciência? Vamos começar por aqui a nossa conversa.

CONSCIÊNCIA – Atributo pelo qual o homem pode conhecer ou julgar sua própria realidade. Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados. (Mini Dicionário Aurélio).

O espírito possui uma consciência espiritual, ou seja, possui um atributo que lhe faz conhecer uma determinada realidade. A realidade conhecida pelo espírito quando de posse de sua consciência espiritual chamamos de Realidade espiritual.

Quando o espírito se liga à uma nova consciência, a sua anterior fica inacessível por aquilo que vocês chamam de véu do esquecimento. Ou seja, a realidade espiritual lhe fica inacessível. No entanto, surge para ele uma nova realidade que é construída a partir desta nova consciência. Chamamos a realidade gerada pela consciência temporária a qual o ser está ligado de realidade material.

Portanto, para o bom entendimento sobre o que vive o espírito quando ligado a uma ou outra consciência, conhecer a palavrinha realidade é fundamental, pois ela nunca deixa de existir, quer seja com uma ou outra consciência a qual o espírito esteja ligado. Vamos, então compreender o que é realidade.

REALIDADE – Qualidade do real. Aquilo que existe efetivamente, o que é real. (Mini Dicionário Aurélio).

Para o espírito existem algumas coisas no mundo espiritual, algumas coisas são reais, mas, quando se liga ao ego, o que existe para ele se transforma, uma nova realidade é criada.

É isso que estamos falando quando dizemos que encarnar é adotar uma nova consciência: adotar uma nova realidade. Adotar novos conceitos, verdades, objetivos e padrões sobre qualquer assunto: este é o verdadeiro significado da palavra encarnar.

Por isso digo que a aventura do espírito não é vir à carne, mas sim alterar a sua realidade. O espírito encarnado é aquele que abandona a sua realidade espiritual e passa a viver uma realidade gerada pelo ego que servirá como provação para a sua evolução.

Esta é a aventura que o espírito vive durante uma encarnação: alterar a sua consciência, ou seja, a sua realidade Real para uma temporária, que servirá como geradora de provações para a sua evolução espiritual. Isso é o que comumente é chamado de encarnação.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.