segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A PROVAÇÃO EM SEUS DIVERSOS GRAUS

Já falamos da provação do ser, mas, vamos mais adiante em nossas análises para se compreender melhor alguns elementos presentes nos egos humanos que até hoje ainda não foram compreendidos.

Os graus de evolução espiritual são baseados no universalismo e, por conseguinte, no individualismo. O espírito que vocês consideram menos evoluídos são os mais individualistas; os que são considerados como evoluídos, os mais universalistas.

Esta verdade, como disse no início desta obra, vale para toda eternidade e para todos os seres. O que podemos chamar de individualismo zero, é Deus. Todos os outros espíritos, por menor grau que seja, possuem individualismo. Por isso todos os seres estão sempre estudando para aprenderem a se libertar desta sua característica e, posteriormente, ligando-se a egos para comprovarem o que aprenderam.

Então, o ego ou uma consciência transitória a qual o espírito se une para provação, não é apenas aquilo a que se ligam os seres que atualmente encarnam no planeta Terra. Ele existe em outros planetas e em outras dimensões no cosmo.

Nestes lugares, tanto como aqui, no entanto, o ego não pode ser confundido com a consciência Real (espiritual) do espírito. As duas coisas são diferentes. Mas, diferenciados em que sentido? Na capacidade de ser universalista, de abandonar a vaidade individualista e fundir-se totalmente ao Todo.

Todo ego é sempre menos universalista do que a consciência que o espírito tinha antes da encarnação, ou melhor, é mais individualista. Isso é necessário para que a provação exista, ou seja, é necessário que o apelo ao individualismo aconteça (crie-se realidades fundamentadas no querer para si, no valorizar-se) para que assim o ser tenha condições de provar o seu universalismo.

Portanto, a maior aventura do espírito, seja em que nível for, caracteriza-se pela fusão com um ego, um conjunto de verdades transitórias fundamentadas no individualismo, que o espírito assume para provar o seu universalismo. Faz isso não se submetendo ao apelo individualista que essas verdades criam e distinguem como real.

Pai Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.