segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sobre a raiva

"Se você diz que alguém está raivoso e que a raiva é ruim, o que você fará quando você sentir raiva? Você dirá que isso é ruim, e daí surgirão problemas, pois você dirá que 'isso é ruim e essa raiva em mim é ruim.' Daí, você começou a se dividir em duas pessoas: uma pessoa ruim, uma pessoa má internamente, e uma pessoa boa.
Naturalmente, é provável que você se identifique com o santo internamente, e, em conseqüência, o demônio, o ruim dentro de você será condenado. Você está dividido em dois. Agora, haverá uma luta constante, um conflito. Agora você não consegue ser um indivíduo; você será uma multidão, uma casa dividida contra ela mesma. Agora não haverá paz nem silêncio. Você sentirá somente tensões e angústia. Isso é o que você está sentindo, mas você não sabe o porquê.
Uma pessoa dividida não consegue estar em paz. Como poderia? Onde colocar o seu lado ruim? Você tem que destruí-lo, e ele é você. Você não pode destruí-lo. Você não é dois. A realidade é una, mas pela sua atitude de dividir, você dividiu a realidade externa. Agora, o seu interior está dividido da mesma forma, por isso todo mundo está brigando consigo mesmo. É como se a sua mão direita estivesse brigando com a mão esquerda, sendo a energia uma só. Na minha mão direita e na mão esquerda, eu sou; eu estou fluindo em ambas. (....)
O Tantra diz: não divida, permaneça sem divisão, só assim você será vitorioso. Como ser, sem divisão? Não condene, não diga isso é bom e aquilo é ruim. Simplesmente jogue fora todos os conceitos de pureza e impureza. Olhe para o mundo, mas não diga o que ele é. Seja ignorante, não seja muito sábio. Não rotule, permaneça silencioso, sem condenação, sem justificação. Se você conseguir permanecer silencioso a respeito do mundo, pouco a pouco esse silêncio penetrará você. E se a divisão não existir do lado de fora, ela desaparecerá na consciência mais interna, porque elas existem interligadas. (...)
Tente isto. Mova-se no mundo sem qualquer valor, simplesmente com os fatos naturais: alguém é isso e alguém é aquilo. E aos poucos você sentirá uma não divisão dentro de você. As suas polaridades estarão se juntando, o seu 'ruim' e o seu 'bom' estarão se juntando. Eles irão se dissolver em um e você se tornará uma unidade. E nada existirá como puro ou impuro. Conheça a realidade.
A pureza do outro ensinamento é uma impureza para nós. (...) Existem ensinamentos que são baseados no celibato. Eles dizem que o celibato é bom e que o sexo é ruim. O Tantra diz que o sexo é sexo e o celibato é celibato. Alguém é celibatário e o outro não é. Mas esses são fatos simples, nenhum valor é agregado a eles. O Tantra nunca dirá que o celibato é bom e que aquele que está no sexo é ruim. O Tantra não dirá isso. O Tantra aceita as coisas como elas são. E por que? Exatamente para criar uma unidade dentro de você.
Esta é uma técnica para criar uma unidade dentro de você, para experienciar uma existência total internamente, sem divisão, sem conflitos, sem oposição. Somente então o silêncio é possível.
" Osho em Tantra a Suprema Compreensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.